Você está aqui

Sesi-RS realiza torneio internacional de robótica em live no Youtube

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) promoveu nesta sexta-feira (7) a etapa estadual do Torneio de Robótica First Lego League. A competição, tradicional entre estudantes e professores, foi transmitida pelo YouTube e teve 21 equipes inscritas, de escolas públicas e privadas. Os vencedores serão conhecidos a partir das 9h deste sábado (8), no mesmo canal, pelo link https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg.

Participaram do torneio estudantes de nove a 16 anos. Por conta das restrições da pandemia, a competição foi realizada pela primeira vez em formato virtual. A gerente de Educação do Sesi-RS, Sônia Bier, destaca o desafio de montar o evento no formato on-line e a necessidade de encurtar a distância entre os participantes. “Foi uma grande novidade para nós, mas o torneio on-line nos faz refletir sobre como devemos nos aproximar das pessoas da forma mais essencial. No presencial existe o contato físico, a proximidade entre todos. Agora, todos em casa ou nas escolas, em grupos pequenos, entenderam que o on-line também é uma forma de união, mesmo à distância”, analisa.

As equipes que participaram do torneio também integraram a programação da primeira edição do Sesi-RS - Educar para Conectar. O evento, que ocorreu simultaneamente, foi uma iniciativa para estimular debates sobre a aplicação, nas práticas educacionais, dos mais variados recursos tecnológicos. “Tivemos adesão de professores, prefeituras, secretarias, alunos, palestrantes. Foi um grande sucesso de fato. Construímos um evento que conectou vários segmentos escolares. Toda essa organização demonstrou que a barreira entre o on-line e o presencial pode ser superada facilmente”, reforça a gerente do Sesi-RS.

O torneio de robótica desenvolve algo que ainda pode parecer um tanto quanto futurista e distante. Porém, as tecnologias robotizadas já são uma realidade há muitos anos e cada vez mais presente no nosso cotidiano, seja na realização de procedimentos cirúrgicos ou na montagem de um automóvel, por exemplo. Por isso, a competição é uma forma de incentivar os estudantes a explorarem as potencialidades das máquinas e dos robôs, inspirando-os a seguir carreira nos ramos da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  "A robótica para o Sesi é muito mais que construir robôs e executar tarefas. Está conectada a todo um acompanhamento pedagógico. Vai ajudar a desenvolver trabalho em equipe, colaboração, pesquisa. Desta forma, vamos trabalhando diversas competências com os jovens. O torneio é o reflexo do processo desenvolvido pelo Sesi o ano inteiro", analisa a coordenadora de tecnologias educacionais do Sesi-RS, Fernanda Arusievicz.

SESI-RS EDUCAR PARA CONECTAR
A primeira edição do Sesi-RS - Educar para Conectar, que ocorreu simultaneamente ao torneio de robótica, apresentou mesas virtuais para debater a aplicação de recursos tecnológicos na educação.  O evento “Pensamento Computacional – Aproximação da computação, Educação e Mundo do Trabalho” reuniu nomes como André Raabe, doutor em Informática na Educação (UFRGS) e pós-doutor pela Universidade de Stanford (EUA), e Walter Akio, consultor e mestrando pela Universidade de Columbia (EUA). Também estiveram na pauta painéis como “O Mundo Digital e as Relações com as crianças e adolescentes” (com Raquel Franzin, do Instituto Alana) e “A Formação de Professores com Robótica e as Tecnologias e o Impacto na Educação”. Este último contou com as participações da coordenadora da Formação de Professores na Gerência de Educação do Sesi-RS, Monica Bertoni, e a secretária municipal de Gravataí, Selma Fraga.

SERVIÇO:

  • Premiação do Torneio de Robótica First Lego League e Sesi-RS - Educar para Conectar;
  • Quando: sábado (8), das 9h às 11h30min;
  • Formato: on-line e gratuito;
  • Como assistir: https://youtu.be/dNOR3O1Lhcg
Publicado sexta-feira, 7 de Maio de 2021 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat