Seja de forma presencial ou à distância, a interação com o outro ou com um grupo está presente na rotina de todos nós e é natural para o ser humano. Começar o ano repensando a forma como nos relacionamos e interagimos com os outros pode ser um bom caminho para incluir esse tema nas metas do ciclo que inicia.
Entender que todo relacionamento interpessoal é complexo é o primeiro passo, pois as pessoas pensam, agem, se comportam de maneira diferente e se relacionam de acordo com sua personalidade e experiências de vida.
Entre as interações que as pessoas possuem umas com as outras, as de trabalho têm um aspecto particular pois é necessário conviver com colegas durante uma boa parte do tempo do dia, e lidar diariamente com as diferenças de opinião, de visão, de cultura, de comportamento e de formação.
Nesse caso, a convivência diária pode proporcionar experiências agradáveis e construtivas, mas também pode gerar desconforto, desmotivação, frustração e estresse.
Um dos principais fatores que afetam as relações interpessoais no trabalho é a comunicação. Uma comunicação ineficaz pode levar a mal-entendidos, conflitos e ressentimentos. Além disso, a falta de transparência e de confiança na comunicação pode gerar um clima de desconfiança e de insatisfação.
Outro fator importante é o ambiente de trabalho em si. Um ambiente de trabalho que valoriza a colaboração, a empatia e o respeito mútuo pode melhorar significativamente o relacionamento entre os colaboradores. Por outro lado, um ambiente de trabalho competitivo e individualista pode gerar conflitos e dificultar a construção de relacionamentos saudáveis.
Além disso, problemas interpessoais também podem desencadear condições de saúde mental preexistentes ou agravá-las. Pessoas com transtornos de ansiedade ou depressão, por exemplo, podem ter dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, o que pode levar ao isolamento e a uma diminuição do suporte social. Estudos mostram que pessoas com redes sociais mais fortes tendem a ter melhor saúde mental e bem-estar emocional, além de serem mais resilientes a eventos estressantes.
QUAL PAPEL DA LIDERANÇA PARA PROMOVER RELAÇÕES SAUDÁVEIS?
Em um cenário de pandemia e diferentes níveis de adaptações tanto em nível pessoal quanto profissional, conviver com as diferenças exige mais ainda habilidades relacionadas à inteligência emocional. Ou seja, temos aí a relação direta com a saúde mental.
Os líderes têm um papel importante para promover um clima organizacional favorável, baseado na confiança, no respeito e na cooperação. Além disso, os líderes devem dar feedbacks construtivos, reconhecer os esforços e as conquistas dos seus liderados e oferecer suporte emocional e profissional quando necessário.
Exercer e influenciar bons relacionamentos no ambiente de trabalho é fundamental para um clima de trabalho positivo e saudável e gera inúmeros benefícios para todos, proporcionando maior autoconhecimento, respeito e satisfação. Nesse sentido, o papel do líder é fundamental.
A liderança como fator de proteção, também conhecida como liderança positiva, tem como objetivo buscar uma relação mais humanizada, levando em conta fatores psicológicos e sociais. Este tipo de liderança está intimamente relacionado ao desenvolvimento de competências comportamentais, as chamadas soft skills. Quando os líderes exercem uma liderança positiva, eles contribuem para a saúde mental dos seus colaboradores, pois reduzem os níveis de estresse, aumentam a motivação e a autoestima e melhoram o desempenho e a satisfação no trabalho.
DICAS PARA DESENVOLVER UMA LIDERANÇA POSITIVA
- Escuta ativa
Quando o líder ouve seus trabalhadores e superiores, analisa e processa as informações, ele está mais próximo de ser um orientador e um conciliador dos conflitos, favorecendo um clima organizacional positivo dentro da empresa.
- Empatia
Saber se colocar no lugar do outro, sentindo as dores e anseios dele, faz toda a diferença no relacionamento interpessoal de um líder. Quando ele se dispõe a estar no lugar do seu colaborador por exemplo, passa a ter uma visão muito mais humana de tudo o que acontece ao seu redor, inclusive sob o ponto de vista do trabalhador.
- Feedback
Uma liderança como fator de proteção é capaz de tratar os problemas de maneira aberta e clara, tanto em reuniões coletivas quanto em feedbacks construtivos individuais. Também faz questão de elogiar o trabalho entregue e o comprometimento da equipe.
SAÚDE MENTAL E O MOVIMENTO JANEIRO BRANCO
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