Você está aqui

Estudantes de Campo Bom criam “usina caseira” que ajuda a baratear conta de luz

Conectados, do Sesi de Campo Bom, é uma equipe de robótica formada por alunos com idades entre 11 e 14 anos, que desenvolveram um sistema auxiliar de produção de energia no intuito de ajudar na redução do valor da conta de luz. O projeto está entre as cem soluções tecnológicas que serão apresentadas durante o Torneio de Robótica Sesi First Lego League (FLL) 2020, que ocorre em São Paulo, de 3 a 6 de março.

A monitora e técnica da equipe, Nidiane Martins, conta que a ideia do projeto surgiu para contornar um problema corriqueiro na cidade. Como o município se localiza em uma região que sofre com o calor durante o verão, o preço da conta de luz costuma ser alto em função do uso de ar condicionado e ventilador, por exemplo. “A equipe criou um protótipo chamado Conect Exaust Summer, que é um sistema instalado no sótão das casas, para gerar energia por meio da movimentação de um exaustor. O equipamento seria iniciado pelo calor, causando movimento e gerando energia, complementando a energia gerada para as casas, diminuindo, assim, gastos com conta de luz”, explica.

O trabalho do grupo, segundo a educadora, mostra que os alunos têm potencial e podem ser profissionais de ponta na área que escolherem para atuar em um futuro próximo. “Eu me sinto muito orgulhosa. Nós sabemos da capacidade que eles têm e cada vez mais se superam. São crianças muito proativas e inteligentes”, ressalta ela, ao citar Brenda Almeida (12), Julien Ellen (12), Leticia Cardoso (12), Gabrio Hessler (11), Pablo Henrique Dias (11) e Emily Bianca (14).

A etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League reúne equipes formadas por estudantes de 9 a 16 anos e estimula o interesse em disciplinas como ciências, engenharia e matemática em sala de aula, além de questões como a empatia e o respeito ao próximo. O objetivo é contribuir, de forma lúdica, para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais exigidas dos jovens.

Conectados - Campo Bom

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat