Você está aqui

Articulação Sindical e Empresarial

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul - FIERGS e o CIERGS articulam-se com os Sindicatos Industriais, Câmaras de Indústria e Comércio, Associações Comerciais e Industriais e demais entidades empresariais, objetivando estimular parcerias e ações que fortaleçam relacionamentos e que contribuam para a o aumento da competitividade industrial.

Por meio do Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE é realizada a aproximação das instituições da base sindical e empresarial da Federação e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos organizacionais.

Desenvolve ações em todas as regiões do Estado, por meio de encontros de trabalho liderados pelos Vice-presidentes Regionais, mobilizando a iniciativa privada e o setor público, com foco nas oportunidades que as realidades econômicas evidenciam, buscando integração, inovação, empreendedorismo e eficiência competitiva que contribuem para o desenvolvimento da indústria.

O Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE atua na mobilização institucional e desenvolvimento de negócios, recebendo, analisando e acompanhando as demandas das entidades mencionadas, as quais, em sua maioria, são encaminhadas aos Conselhos Temáticos da Gerência Técnica da FIERGS, SESI, SENAI, IEL, CNI, Unidade de Estudos Econômicos da Federação e para instituições públicas e entidades parceiras, para a realização do mais adequado atendimento.

O CONASE também oferece informações sobre acesso a financiamento e crédito, através do Núcleo de Acesso ao Crédito – NAC, e é responsável pela condução do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança – COMDEFESA.


Áreas de atuação:

Associar-se ao Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul – CIERGS significa conectar-se a uma rede de parceiros que trabalham com o propósito único de fortalecer os negócios, tornando a indústria mais preparada para assumir posicionamento competitivo.
O associado CIERGS tem acesso a uma série de ações institucionais de defesa de interesses, além de benefícios como descontos em serviços e eventos em diversas áreas e acesso a pesquisas, estudos, pareceres técnicos nas mais diversas áreas de interesse das indústrias.

O Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE articula ações que contribuem para o desenvolvimento industrial nas diversas regiões do Estado, atuando junto às vice-presidências regionais do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – CIERGS  e entidades empresariais.

Também dissemina informações geradas pelas instituições que fazem parte do Sistema FIERGS, facilitando a interação entre os diversos setores e regiões.

O Comitê da Indústria de Defesa - COMDEFESA da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul tem como objetivo principal promover a aproximação das indústrias gaúchas com as Forças Armadas, incentivando ações em parceria que contribuam para o fortalecimento do setor de Defesa.

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, por meio do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança - COMDEFESA, atua com o propósito principal de incentivar a promoção e defesa das indústrias gaúchas do Setor, acompanhando projetos estratégicos e demandas das Forças Armadas e propondo sugestões sobre legislação específica aplicada ao setor.


CONTATO:

(51) 3347.8680


O COMDEFESA FIERGS, vinculado ao Conselho de Articulação Sindical e Empresarial – CONASE, atua na  identificação de oportunidades para as indústrias gaúchas que possam atender demandas de bens e serviços na área militar, tanto no que se refere a compras correntes quanto a necessidades dos projetos estratégicos.

Estratégias:

  • Articular parcerias para o atendimento de demandas de fornecimento, em uma perspectiva de desenvolvimento de negócios;
  • Atuar em iniciativas voltadas à inserção de novas empresas no setor;
  • Desenvolver projetos e ações alinhadas com as necessidades e diretrizes de fornecimento e desenvolvimento das Forças Armadas;
  • Realização de estudos, pesquisas e análises comparativas.

Obtenha acesso à linhas de crédito e financiamentos para promoção do investimento industrial.

A FIERGS compõe a rede de Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), integrada por Federações Estaduais de Indústrias e coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que visa prover demanda qualificada para o crédito, viabilizando o investimento industrial e novos negócios, por meio da identificação de possibilidades de linhas de financiamento mais adequadas às necessidades da indústria e aproximação com agentes financeiros.

Além dos atendimentos individuais e coletivos, que são realizados por telefone e e-mail (presenciais somente mediante agendamento), há a divulgação de oportunidades de crédito, distribuição de material informativo, realização de cursos, palestras e seminários em temas relacionados à gestão financeira, crédito e financiamento.

O Núcleo também é composto pelo Posto de Informação FIERGS/BNDES, uma estrutura em funcionamento há mais de 10 anos, fruto de um convênio entre a Federação e o Banco de Desenvolvimento, que busca facilitar o acesso das indústrias às linhas/programas de financiamento oferecidos e auxiliar no credenciamento de produtos no BNDES (Cartão BNDES e Finame).


CONTATO: (51) 3347.8508 ou nac@fiergs.org.br

ASSOCIE-SE

Ser associado do CIERGS - Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul – significa fazer parte de um Sistema representativo que promove e defende os interesses do setor industrial.

Com uma atuação institucional forte, o Sistema FIERGS/CIERGS fornece informações e orientações para a comunidade empresarial de todo o Estado, juntamente com produtos e serviços específicos, sempre em sintonia com a evolução dos fatos, antecipação de tendências, e regramentos legais, tanto para as empresas que estão iniciando suas atividades, quanto às que desejam crescer e expandir mercados.

Para tornar-se uma empresa associada ao CIERGS e usufruir de todos os benefícios, preencha o formulário de intenção de adesão e faremos contato. Ou, se preferir, ligue para (51) 3347.8680.

Acesso a ações de Promoção e Defesa de Interesses em diversas áreas da indústria (relações do trabalho, comércio exterior, infraestrutura, meio ambiente, agroindústria, inovação e tecnologia, assuntos tributários e outras áreas específicas), mediante:

  • articulações e negociações;
  • posicionamentos;
  • estudos, pareceres, propostas técnicas;
  • disseminação de informações técnicas, por meio da publicação de Comunicados Técnicos e informativos;
  • capacitações;
  • descontos em eventos técnicos.

Acesso a informações econômicas e jurídicas de interesse da indústria.

Descontos nos seguintes serviços do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/RS:

  • consultorias de inovação;
  • serviços de capacitação empresarial (coaching individual, organizacional, em grupo; liderança, educação executiva);
  • fórum de inovação;
  • workshops de inovação;
  • contratação de estagiários para a empresa/indústria (Programa de Estágios IEL/RS), realizando a intermediação de estágios entre a empresa/indústrias, a escola e o estudante.

Desconto de 20% na locação de qualquer espaço físico (anfiteatro, centros de eventos, salão de convenções, teatro e salas de reuniões) do Centro de Eventos FIERGS.

Descontos nos seguintes serviços de comércio exterior:

  • missões empresariais;
  • cursos e capacitações em comércio internacional;
  • declaração de não-similaridade
  • declaração de Único Fabricante
  • consultorias nas áreas de drawback, câmbio, tributação, logística, marketing internacional, contratos internacionais e pagamentos internacionais.

Descontos e gratuidades em produtos e serviços do SENAI e SESI selecionados.

Apoio e informação gratuita sobre linhas de crédito e programas de financiamento, por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC).


CONTATO: 

(51) 3347.8680 ou conase@fiergs.org.br

Fale Conosco

Para mais informações envie sua mensagem!

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.