Você está aqui

 
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Armando Monteiro, esteve nesta terça-feira em Porto Alegre para participar do Almoço da Exportação 2016. O evento é realizado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) em parceria com 18 instituições que representam o segmento de comércio exterior brasileiro – entre elas, a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). 
 
Monteiro abordou temas como o Mercosul que, na sua visão, necessita ser reciclado. “Precisamos discutir a relação e nos abrirmos para novos acordos, como uma aproximação com a Aliança do Pacífico”, sugere. Ele aponta que o País precisa encontrar caminhos para amortecer os impactos da atual retração econômica, e a resposta é a exportação. “Neste sentido, temos uma oportunidade rara, com o realinhamento do câmbio”, afirmou. Outra alternativa é a diversificação de mercados, como é o caso da aproximação que vem sendo promovida com o Irã. “Para o Rio Grande do Sul, há oportunidades na área de ônibus, caminhões, veículos leves, geradores elétricos e compressores”, elencou. Também citou os novos acordos de convergência com os Estados Unidos.   
 
Ao ser questionado sobre os desafios de atrair investidores para o País, o ministro defendeu que a visão internacional referente ao Brasil é bem menos pessimista do que a dos brasileiros e que nosso maior atrativo é o mercado interno, com quase 200 milhões de pessoas. “Como já foi dito aqui, o governo não deve atrapalhar, mas precisa ajudar em algumas questões”. Ressaltou que, desde o início dos anos 90, os gastos públicos passaram por um aumento anual de 0,4% sobre o Produto Interno Bruto e que em 27 anos, houve elevação de 11 pontos percentuais nesse montante. “Além disso, 91% dos gastos são com despesas obrigatórias, sobre as quais o Ministério da Fazenda não pode interferir”, destacou. Também revelou que o governo mantém a projeção de superávit de US$ 35 bilhões, embora o mercado já projete acima de US$ 40 bilhões. 
 
O evento ocorreu no hotel Sheraton, e marcou o lançamento oficial das atividades do tradicional Prêmio Exportação RS, que está em sua 44ª edição. Os vencedores serão premiados no dia 21 de junho. O presidente da ADVB, Sérgio Maia, lembrou que o Brasil é a sétima maior economia global, com 3% do PIB mundial. “Mas ainda estamos no 25º lugar em termos de exportações, com apenas 1,2% do total mundial”, relatou. Participaram do evento representantes empresariais e políticos, entre eles o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, os presidentes da FIERGS, Heitor José Müller, e da ADVB-RS, Renato Malcon, e o CEO do Prêmio Exportação, Paulo Marcelo Tigre. 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
 
Publicado Terça-feira, 5 de Abril de 2016 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat