Você está aqui

Banheiro químico para pessoas com deficiência é o vencedor do Grand Prix Senai de Inovação

Pipi Rodas, um banheiro químico adaptado para pessoas com deficiência, dotado de guincho de transporte do usuário de cadeira de rodas para o vaso sanitário e vice-versa, proporcionando acessibilidade a eventos culturais, entre outras atividades. Esse foi o projeto vencedor do Grand Prix Senai de Inovação, realizado durante a Business IT South America (BITS), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre − feira que encerra nesta quinta-feira (15).

Em segundo lugar ficou o projeto Estacione Aqui, um aplicativo web que permite a verificação estacionamento livre em áreas controladas por parquímetros, direcionando o tráfego para locais com oferta de vagas, evitando assim a circulação desnecessária em locais onde não há disponibilidade. Já o terceiro colocado foi o Fidelidade ao Transporte Público, um estímulo ao uso dos coletivos, por meio de um programa de milhagem para os usuários mais assíduos, que pode ser convertido em cupons para acesso a atividades culturais.

O resultado veio depois de 48 horas ininterruptas de muito trabalho, troca de ideias e reflexão na elaboração de projetos para solucionar problemas de mobilidade. Ao todo, surgiram 134 ideias − 71 delas com protótipos. Durante a premiação foi anunciado que os três vencedores estão pré-qualificados para participar da próxima edição do Edital Sesi Senai de Inovação e estão mais próximos de chegar ao mercado.

Promovido pelo Senai-RS e IEL-RS, o Grand Prix Senai de Inovação consiste na geração de ideias inovadoras, a partir da união de equipes multidisciplinares, formadas por alunos e técnicos do Senai, representantes de universidades e de empresas, com o objetivo de estimular a inovação dentro das indústrias brasileiras.

Publicado quinta-feira, 15 de Maio de 2014 - 0h00