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Bons negócios precisam de parcerias e confiança, afirma inventor do pen drive

Empreendedorismo gerando riquezas foi o tema da plenária que reuniu o presidente e CEO da Phison Eletronics, K.S. PUA, o CEO da FutureWorld South Africa, Anton Musgraver e a diretora do Núcleo Estratégico de Departamento de Gestão por Competências da Siemens Healthcare, Joahanna Anzengruber, no Teatro do Sesi, na tarde desta quarta-feira (31). "Todos nós temos instinto empreendedor. A vontade de conhecer, aprender é natural do ser humano, o que acontece é que ela pode ser incentivada ou não", acredita o vice-presidente do CIERGS, Ricardo Felizzola, moderador da plenária. Segundo ele a inovação não acontece nas universidades e sim no mercado de trabalho. "O empresário sente a necessidade de buscar o que é novo", afirmou.

Criador da primeira unidade flash USB do mundo com tecnologia system-on-chip, com mais quatro sócios, K.S.PUA tornou-se bilionário aos 26 anos de idade. "Inovamos algo e agregamos valor a ele, esse foi o grande negócio", revelou. Hoje, aos 36 anos, ele é presidente da Phison Eletronics que tem como principal acionista a Toshiba. A empresa tem sede em Taiwan e filiais no Japão, China, e Malásia. "Estou procurando parceiros no Brasil. Um bom negócio se faz com parcerias e confiança", defende.

O Desenvolvimento Sustentável em um Mundo de Mudanças foi o assunto abordado pelo CEO da FutureWorld South Africa, Anton Musgraver. Segundo ele o mundo está passando por mudanças que podem ser boas ou ruins, dependendo de como se olha para elas. "No futuro os processos serão muito rápidos. É preciso pensar além dos limites tradicionais. Precisamos aprender a fazer mais com menos", afirmou exemplificando a India, onde o pagamento de um café é feito com transferência bancária feita pelo telefone do cliente para o dono do estabelecimento e de seguradoras onde toda transação é feita pela internet, sem uso do papel. "O pensamento inovador deve motivar o pensamento sustentável", defendeu.

A Diretora da Siemens, Joahnna Anzengruber falou sobre a inovação criativa nas estratégias de empresas globais, apresentando a forma de trabalho da empresa e a importância da aproximação da universidade com o ambiente corporativo na busca de ideias inovadoras, que possam fazer a diferença no mercado competitivo.

Publicado quarta-feira, 31 de Outubro de 2012 - 0h00