Você está aqui

Confiança do industrial gaúcho melhora em outubro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) cresceu 1,5 ponto na passagem de setembro para outubro, totalizando 44,7 pontos. No entanto, permaneceu negativo (abaixo dos 50 pontos) pelo sétimo mês consecutivo. “A melhora do ICEI-RS ainda é incipiente e insuficiente para justificar uma reversão de tendência, sugerindo um ajuste ao pessimismo mais acentuado dos meses anteriores, passado os efeitos dos feriados da Copa do Mundo”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.
 
De acordo com o resultado do ICEI-RS, o empresário gaúcho continua percebendo piora tanto nas condições atuais das economias brasileira (28,4 pontos) e estadual (29 pontos) quanto na própria empresa (41,6 pontos). Para 75,3% dos industriais, a situação no País se agravou e apenas 1,0% indicou melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem as mesmas. "A situação é bastante preocupante, visto que condições semelhantes somente foram observadas em 2005, quando o Estado enfrentou grave estiagem, e em 2009, quando a crise internacional atingiu o seu auge", destacou Müller.
 
As expectativas para os próximos seis meses (48,6 pontos) também apontam falta de otimismo, apesar do crescimento do indicador em 1,9 ponto, em comparação com setembro. A proporção de empresários céticos com o cenário econômico do País chegou a 48,8%. Apenas 9,3% estão confiantes. Os demais afirmaram que nada deverá mudar no futuro próximo. “Os elementos que prejudicam o desempenho da indústria continuam presentes, afetando a confiança do setor, cuja recuperação é fundamental para retomar o investimento e o crescimento. Portanto, ainda não há, na visão dos empresários, perspectiva mudança do atual quadro negativo nos próximos meses”, salientou o presidente da FIERGS.
Publicado segunda-feira, 27 de Outubro de 2014 - 16h16