Você está aqui

Confiança dos industriais gaúchos está deteriorada

18/09/2014 - O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) somou 43,2 pontos em setembro, o segundo menor valor já registrado pela pesquisa. O recuo em relação a agosto foi de 0,3 ponto. "A falta de confiança tem refletido as muitas incertezas do empresário com relação ao futuro. Para maioria deles ainda não há expectativa de crescimento econômico no curto prazo e nem está nítido quando haverá uma retomada", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.

De acordo com o resultado do ICEI-RS, as condições recentes do setor industrial alcançaram 36,3 pontos, atingindo o mesmo nível de 2009, quando predominavam os reflexos da crise mundial econômica. Essa percepção negativa prevaleceu com maior intensidade em relação à economia brasileira (28,3 pontos). Para 76,8% das indústrias, a situação no País se agravou e apenas 1,4% indicaram melhora. Os demais salientaram que as dificuldades permanecem as mesmas. O entendimento para o cenário no Rio Grande do Sul não foi muito diferente: 29,8 pontos. O desempenho das empresas acumulou 40,1 pontos.

As expectativas para os próximos seis meses (46,7 pontos), que recuaram 0,7 ponto ante agosto, seguem negativas. Tanto o cenário traçado para o futuro da conjuntura econômica nacional (37,4 pontos) quanto para a regional (39,0 pontos) é marcado pelo pessimismo, sugerindo, segundo os empresários, grandes dificuldades à frente. O único indicador positivo é referente ao futuro das empresas (51,8 pontos), apesar de ser o segundo menor índice já registrado pela série histórica.

Publicado quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 - 11h11