Você está aqui

Congresso Internacional de Inovação inicia segunda-feira

Evento é realizado pelo Sistema FIERGS e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

A vice-presidente da Kauffmann Foundation, Lesa Mitchell, estará presente na abertura do Congresso Internacional de Inovação, em Porto Alegre, entre os dias 17 e 19 de novembro. O evento é realizado pelo Sistema FIERGS − Sesi, Senai e IEL −, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Responsável pelas iniciativas da área de inovação na Kauffman Foundation, Lesa vem ao Brasil para o início das atividades da Semana Global do Empreendedorismo, entre os dias 17 e 23 de novembro. A abertura do Congresso Internacional de Inovação será o primeiro compromisso de Lesa no país. A Kauffmann Foundation lidera nos Estados Unidos a Semana Global do Empreendedorismo, movimento que acontece simultaneamente em 60 países e visa despertar iniciativas empreendedoras.

O congresso terá como foco o conceito de Inovação, seus efeitos benéficos e a discussão de subsídios para decisões empresariais, de governo e das universidades e organizações de ensino quanto ao tema. Entre os assuntos de debate estarão Inovação e Crescimento, Estratégias para a Inovação, Inovação e Competitividade Local e Global, o Sistema Nacional de Inovação e o ambiente de inovação no Rio Grande do Sul.

Entre os palestrantes internacionais que virão a Porto Alegre estão o americano John Kao, especialista em empreendedorismo, criatividade e inovação em mudanças organizacionais; Hitendra Patel, diretor do Centro para Inovação, Excelência e Liderança de Cambridge, Massachussets (EUA); Deborah Wince-Smith, presidente do USA Council on Competitiveness (Conselho de Competitividade dos EUA), responsável pelos projetos de colaboração entre Brasil e Estados Unidos; o economista Michael Hobday, estudioso das políticas de inovação em países asiáticos e em países em fase de desenvolvimento, como o Brasil; e o professor de gestão e inovação, Jay Paap, Ph.D pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets (EUA), especialista em inovação aberta e consultor de empresas globais.

Durante o evento, estará em discussão a atual política nacional e estadual de incentivo à inovação, por meio de mecanismos como a Lei da Inovação e a MP do Bem, mobilizando setores produtivos, centros de conhecimento e poder público em busca de soluções que a incluam como alavanca para o crescimento econômico do país. Ao final do evento, será apresentado um documento com as principais considerações resultantes dos debates.

Publicado sexta-feira, 14 de Novembro de 2008 - 0h00