Você está aqui

Data de 1956 o registro da chegada dos primeiros japoneses ao Rio Grande do Sul, especialmente para atuar na agricultura. Hoje, são 1,8 milhão de descendentes da nação vivendo no Brasil e 120 mil em território gaúcho. Dar os primeiros passos no estreitamento das relações iniciadas há 60 anos entre o Estado e o Japão foi o objetivo da visita do cônsul do país em Porto Alegre, Takashi Kondo, ao presidente da FIERGS, Heitor José Müller, nesta quinta-feira. “Essa relação comercial já existe, mas há muito espaço para ser ampliada. Ainda estamos observando quais os principais setores podem ser aproximados”, relatou Kondo. 
 
Müller lembrou que o Brasil é o maior exportador de frango do mundo,  destina o produto a 162 países, e a nação asiática é uma das principais compradoras. “No caso dos japoneses, comercializamos frangos altamente industrializados, prontos para consumo. Gostaríamos de chegar a todas essas nações, incluindo o Japão, também com outros produtos. Nossa indústria é altamente diversificada”, lembrou Müller. 
 
O Japão é o 24º maior parceiro comercial do Rio Grande do Sul. Nos primeiros seis meses de 2016, foram registradas exportações de US$ 91 milhões, alta de 17,33% em comparação ao mesmo semestre do ano passado, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Os principais itens comercializados são carne (43,8%), madeira (27,5%) e plásticos e sobras (6,89%).
 
(Crédito foto: Dudu Leal)
Publicado quinta-feira, 21 de Julho de 2016 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat