Você está aqui

O consulado dos Estados Unidos deverá iniciar suas operações na Capital gaúcha, no início de 2017. A sede terá aproximadamente 50 funcionários, dos quais 25 norte-americanos, e vai oferecer a emissão de vistos, além de fomentar parcerias entre as indústrias dos dois países. As informações foram apresentadas nesta quarta-feira, durante uma visita do cônsul dos Estados Unidos para o Rio Grande do Sul, John Jacobs, ao presidente da FIERGS, Heitor José Müller, realizada na sede da entidade. “Abrir um consulado em Porto Alegre é uma aposta no Brasil. Acreditamos no potencial econômico do Estado e sabemos que o País vai se recuperar da crise”, afirmou o diplomata, que recebeu também um panorama com as características econômicas e industriais do RS.     
 
O presidente da FIERGS explicou que a atual crise é mais grave porque não é só econômica, mas também política, abalando a confiança e a credibilidade do Brasil. “A perspectiva para um curto prazo não é boa. O ano de 2016 será difícil para alguns setores da indústria”, afirmou Müller.
 
Atualmente, os Estados Unidos são o segundo destino mais importante das exportações do Rio Grande do Sul. De janeiro a outubro de 2015, recebeu 7,3% das vendas externas gaúchas, somando US$ 998,86 milhões. Os principais produtos foram químicos (14,84%), tabaco (13,1%), máquinas e equipamentos (10,14%) e peles e couros (7,4%). Já nas importações, ocuparam a quarta posição, nesse período. O Estado comprou US$ 794,58 milhões de produtos norte-americanos, em especial máquinas e equipamentos (28,2%), fertilizantes (17,04%), veículos (9,45%).
 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 

 

Publicado quinta-feira, 3 de Dezembro de 2015 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat