Você está aqui

Curso aborda tendências no ambiente de negócios

As tendências e mudanças globais no ambiente de negócios que deverão interferir em decisões futuras foram relatadas pelos professores Karl Moore e Omar Toulan nos dois primeiros dias do curso Estratégias Vencedoras para Mercados Hipercompetitivos e em Crescimento Acelerado como o Brasil, que está sendo realizado até este sábado, em Bento Gonçalves. O evento é uma parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS), integrante do Sistema FIERGS, IEL Nacional e a Universidade McGill, uma das melhores escolas de negócios do mundo.

Entre as tendências apontadas está a terceirização imperativa, a próxima revolução industrial (onde robôs e máquinas inteligentes remodelam o processo produtivo) e mobilidade no processo de produção e de consumo (os concorrentes estão em qualquer lugar do mundo). "Algumas oportunidades geradas com a globalização são a possibilidade de explorar mercados novos, o aprendizado a partir de mercados estrangeiros e o foco em nichos globais e não mais locais, o que amplia a escala", enumera Toulan.

O programa foi elaborado por Henry Mintzberg, professor da instituição e coordenador de eventos e programas de educação executiva, autor de várias publicações, entre elas "Safari de Estratégia: um roteiro pela selva do Planejamento Estratégico", e que participa do curso por meio de videoconferência. Entre as abordagens, Mintzberg inclui técnicas como o Friendly Consulting, em que são combinadas as forças internas do grupo e a consultoria externa, e para o desenvolvimento de competências avançadas de liderança.

Destinado a CEOs, diretores, empresários e executivos, o curso conta com 45 participantes. "Estou aqui para aprender cada vez mais. Com a realidade do mercado, é preciso se manter atualizado constantemente, principalmente com essa oportunidade com professores qualificados. Essa troca de experiências e ideias com pessoas inteligentes e de diferentes setores enriquece ainda mais o curso. Quem sabe, não estão aqui novas oportunidades de negócios", explica o vice-presidente da FIERGS, Paulo Vanzetto Garcia.

O presidente da Altus, Luiz Gerbase, que participa pela segunda vez da capacitação para executivos, destaca que a escolha do tema veio em boa hora, no momento em que o Brasil precisa exportar mais e, principalmente, de produtos de qualidade e de alto valor agregado. "Por isso, é fundamental debater conceitos de globalização e competitividade, e conhecer os cases mundiais apresentados pelos dois professores. Parar esses três dias para refletir e trocar conhecimento, trará novas ideias", comenta.

Profissionais de outros Estados também estão em Bento Gonçalves. É o caso do diretor comercial da Máquinas Agrícolas Jacto, Róbson Zófoli, de São Paulo: "Recebemos o programa do curso e nos interessamos muito, por isso, decidi vir até Bento Gonçalves e participar. Conhecer a realidade de outras empresas, de diferentes setores e posições geográficas, que passam pelas mesmas dificuldades ou realizações que as nossas, é muito construtivo e essencial para a competitividade".

A superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban, explica que o objetivo é, anualmente, fazer parceria com uma escola diferente, de acordo com as demandas dos empresários, sempre focando em estratégia, inovação e competitividade. Este é a quarta edição do programa, que já contabiliza mais de 200 participantes. O IEL-RS foi o primeiro a desenvolver programa de educação executiva com escolas internacionais. "Acredito que estamos contribuindo bastante com desenvolvimento empresarial, não só com os empresários do Estado, como de outros Estados, fortalecendo ainda mais a rede", afirma.

Publicado quinta-feira, 6 de Junho de 2013 - 0h00