Você está aqui

Embaixador avalia os avanços de integração na América do Sul

Os avanços na integração da América do Sul foram abordados pelo embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França, diretor do Departamento da Aladi e Integração Econômica Regional, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, nesta quinta-feira (13), na sede da FIERGS. A promoção do workshop foi do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul (Crias), com apoio da CNI e da FIERGS, por meio dos Conselhos de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) e Infraestrutura (Coinfra).

Conforme França, o comércio entre os países da Associação Latino Americana de Integração (Aladi) avançou fortemente nos últimos anos. O fluxo comercial nessa região, por exemplo, passou de US$ 128 bilhões, em 2008, para US$ 153 bilhões em 2011, mesmo tendo a interferência da crise econômica mundial nesse período. O embaixador destacou ainda que 80% do que o Brasil exporta para os países da Aladi são de produtos manufaturados.

O presidente do Comitê das Rotas de Integração da América do Sul, Joal Teitelbaum, afirmou que é fundamental uma estrutura física para estimular as relações comerciais na região. Os investimentos brasileiros nessa área por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciados recentemente pelo governo federal, foram detalhados por Teitelbaum no evento, que contou com a participação do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Cezar Müller, participou do encontro.

Publicado quinta-feira, 13 de Setembro de 2012 - 0h00