Você está aqui

Encontro de negócios com o Uruguai reúne empresários em Porto Alegre

Um encontro de negócios entre o Uruguai e o Brasil reuniu, nesta quarta-feira (25), em Porto Alegre, empresários dos dois países para ampliação das relações comerciais em logística e distribuição regional, fornecedores de serviços compartilhados e soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação. "A identificação cultural e a proximidade geográfica entre o Estado e o país vizinho são fatores positivos para uma efetiva integração, realização de parcerias e negócios", afirmou o diretor do Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (CIERGS) e vice-coordenador do Conselho de Relações Internacionais da FIERGS, Aderbal Fernandes Lima.

No evento, realizado pelo Centro Internacional de Negócios da FIERGS e governo uruguaio, o diretor da Comissão Interministerial de Assuntos de Comércio Exterior do Uruguai, embaixador Álvaro Ons, destacou que a taxa média do crescimento anual do seu país foi de 6%, entre 2005 e 2012. "Temos os únicos portos e aeroporto livres da costa Atlântica da América do Sul e estamos próximos aos principais centros comerciais da região.

Também temos políticas públicas que dão um completo marco legal para os investimentos, além de zonas francas com isenção de diversos impostos", enumerou. O diplomata reforçou que estas características colocam o Uruguai em condições de ser um forte parceiro comercial com o Brasil.

Após as exposições do potencial econômico do Rio Grande do Sul e Uruguai, ocorreram apresentações de casos de empresas com prospecção internacional e rodadas de negócios.

Publicado quarta-feira, 25 de Setembro de 2013 - 0h00