Você está aqui

A 35ª edição do Encontro Econômico Brasil Alemanha (EEBA), o maior evento bilateral entre os dois países, recebeu nesta quarta-feira (7), duas importantes notícias. O grupo alemão Fraport, que venceu o leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, será um dos seus patrocinadores oficiais. Da mesma forma, a Gerdau confirmou o patrocínio. Os anúncios foram feitos durante reunião com empresários e representantes de associações e entidades na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). O EEBA vai acontecer entre os dias 12 e 14 de novembro de 2017 no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.


O presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou que a iniciativa de realizar uma das versões do EEBA em solo gaúcho chegou por meio da visão da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Nosso polo produtivo é um dos mais diversificados do Brasil e a receptividade dos alemães em conhecer as possibilidades tem sido uma boa experiência. Estamos com a expectativa de chegar a 2 mil participantes, sendo entre 400 e 500 estrangeiros”, disse Müller. Ele reforçou o otimismo revelando a perspectiva de geração de US$ 10 milhões, especificamente para as rodadas de negócios entre 50 empresas alemãs e 200 brasileiras.

Desde que o evento foi anunciado para Porto Alegre, a mobilização tem sido intensa. O próprio presidente da FIERGS em duas ocasiões, desde novembro de 2016, apresentou o EEBA no país europeu. Ele obteve o comprometimento de seis governadores alemães a apoiarem a vinda de empresários ao Brasil. Além das duas gigantes companhias, Fraport e Gerdau, a Stihl, que tem origem na Alemanha e sede brasileira em São Leopoldo, foi a primeira patrocinadora master. Seu parque fabril e também o Senai Metalmecânico serão locais de visitação técnica durante o evento. Pelo lado alemão, o Commerzbank também estará presente.

O cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, acredita que a configuração do EEBA vai além de proporcionar rodadas de negócios e debates sobre assuntos relevantes. “Nosso desafio é contar aos alemães que, apesar do momento de crise política e econômica, o Brasil vai superá-lo. A participação, portanto, é uma oportunidade para estar presente no mais importante palco de negócios de 2017”, comentou. Os grandes temas dos fóruns serão: Manufatura Avançada, Agronegócio, Infraestrutura & Energia e Saúde & Educação. As áreas prioritárias para inscrições no sistema matchmaking (encontros entre empresários) são energia, saúde, alimentos funcionais, couro e calçados, tecnologia da informação e comunicação, química e petroquímica.

O EEBA 2017 é uma realização da CNI e BDI, na Alemanha. Está sendo organizado pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e conta com o apoio local do governo do Estado do Rio Grande do Sul, prefeitura de Porto Alegre, Sebrae/RS e Câmara Brasil-Alemanha (AHK) de Porto Alegre. Informações e inscrições: www.eeba2017.com.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 7 de Junho de 2017 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat