Você está aqui

Entidades empresariais divulgam manifesto de apoio ao Plano de Modernização do governo do RS

As Federações das Indústrias (FIERGS), da Agricultura (Farsul), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio), das Associações Comerciais e de Serviços (Federasul), mais a Agenda 2020 e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) divulgaram, nesta terça-feira (13), um manifesto favorável ao Plano de Modernização proposto pelo governo do Rio Grande do Sul, que prevê medidas para enfrentar a crise no Estado. Os líderes empresariais afirmaram que apoiam de forma integral o pacote. Também foi apresentado um estudo realizado pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), a pedido das entidades, sobre de que forma a população gaúcha vê as propostas do Executivo. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas, em 40 cidades do Estado, entre os dias 6 e 9 de dezembro. “Não adianta mais fingirmos que o problema não existe. Em cima dos dados e do diagnóstico que temos em mãos, só existem duas palavras: ação imediata. Esse é um momento de união de esforços do governo, da sociedade e das entidades empresariais para fazer o que precisa ser feito”, destacou o vice-presidente da FIERGS Humberto Busnello, durante o encontro realizado na sede da Farsul. 
 
A coordenadora da pesquisa pelo IPO, Elis Radmann, informou que o estudo levou em conta quatro diretrizes principais: a percepção geral da sociedade gaúcha; o conhecimento e apoio sobre o pacote de medidas; a opinião dos gaúchos sobre as medidas propostas pelo governo de José Ivo Sartori e a confiança nas instituições e posição quanto às Parcerias Público-Privadas (PPPs).
 
Segundo os dados, 56,2% da população acredita que as entidades devem apoiar o pacote. As duas maiores causas da crise financeira, também de acordo com os entrevistados é que o Estado gasta mais do que arrecada (20,6%) e os altos salários dos servidores públicos (19,4%). De acordo com a população, saúde (33,8%), segurança (28,2%) e educação (25,7%) devem ser serviços prioritários para a administração estadual. Também participaram da coletiva o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira; o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn; o vice-presidente da Federasul, Alexandre Gadret, e o vice-presidente da FCDL, Jorge Prestes Lopes.
 
Publicado Terça-feira, 13 de Dezembro de 2016 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat