Você está aqui

Estado e britânicos ampliam parcerias

Governo do Estado e representantes do Reino Unido mantiveram nesta sexta-feira (26/10) negociações a respeito de novos investimentos no Rio Grande do Sul. Os encontros compuseram as atividades da British Week, promovida de 25 de outubro a 1º de novembro. Entre os setores identificados com potencial para parcerias estão o de infraestrutura, financeiro e indústria da criatividade. As conversas são um desdobramento da viagem da missão governamental gaúcha ao Reino Unido, em maio de 2012. Ao meio-dia, o prefeito do centro financeiro de Londres, David Wootton, foi recebido pelo governador Tarso Genro, em um almoço no Palácio Piratini, que contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Heitor José Müller.

Logo depois a comitiva britânica foi recebida por industriais na sede da FIERGS e conheceu o potencial do setor fabril gaúcho, além de oportunidades de negócios. Segundo Wootton, há interesse em participar do polo naval e de outros segmentos da "Nova Economia" do Estado. "Pelo que vimos aqui, temos muito sobre o que pensar, gostamos muito do que vimos. Outros empresários vão se interessar por investir aqui", afirmou, referindo-se a agenda de encontros realizada ao longo do dia no Rio Grande do Sul.

Como símbolo da parceria, o governador destacou o acordo firmado com a British Gas (BG). A parceria foi assinada há seis meses e tem garantido o treinamento específico para a indústria oceânica em Rio Grande. "Estamos muito felizes com esta parceria com os britânicos, pelas consequências que trouxe ao nosso Estado. São resultados concretos, de uma empresa que apostou em investir no Estado", disse Tarso Genro. No Polo Naval do Jacuí, a empresa é responsável por 30% da encomenda de US$ 720 milhões feitas à Iesa.

Na Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), o grupo conheceu as possibilidades de parceria no campo financeiro. Segundo o presidente da AGDI, Marcus Coester, há espaço para um trabalho conjunto na formatação de linhas de financiamento e também para usar o Reino Unido como plataforma para a expansão das atividades internacionais das empresas gaúchas. "Não podemos ver estas oportunidades com imediatismo. Estamos intensificando as nossas relações institucionais para alcançarmos resultados no futuro", explicou Coester.

Na área de investimentos em infraestrutura foi apresentado um estudo feito pela consultoria Price Waterhouse Coopers, contratada pela FIERGS, com argumentos econômicos que justificariam a construção de um novo aeroporto internacional no Rio Grande do Sul. Um dos números da análise apontou o potencial de o nível de exportação das empresas gaúchas por transporte aéreo quadruplicar com o investimento.

Para o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, que coordenou os dois painéis, a agenda britânica é um sinal de que o Rio Grande do Sul voltou a ser atrativo, em âmbito internacional, lembrando que um dos eixos da Política Industrial gaúcha está na internacionalização. "Estamos chamando a atenção de investidores internacionais, pois nos recolamos na rota da competitividade. Isto é resultado de uma estratégia segura de desenvolvimento", opinou Knijnik.

Durante a Semana Britânica, uma série de eventos empresariais, educacionais e culturais mostrará a presença britânica no Estado e trará oportunidades de parcerias entre gaúchos e europeus. Na segunda-feira, o Hotel Sheraton sediará, no dia 29, o seminário "Tecnologia da Informação, Novas Mídias e Oportunidades de Negócios na Indústria Criativa no Brasil".

A delegação visitará parques tecnológicos do Rio Grande do Sul e participará de encontros de investimentos. Nos dias 30 e 31, acontecerá o 5º Congresso Internacional de Inovação, evento que conta com o Reino Unido como país parceiro. O tema do Congresso é Economia Criativa: Ideias e Ideais Gerando Riquezas. O evento, promovido pelo Sistema FI

Publicado sexta-feira, 26 de Outubro de 2012 - 0h00