Você está aqui

Estados Unidos quer ampliar relações com o Rio Grande do Sul

O Brasil entrou para a lista do governo norte-americano como País estratégico para uma aproximação econômica. A informação foi dada pela embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde, durante sua visita ao presidente da FIERGS, Heitor José Müller, nesta sexta-feira (22). Segundo ela, também há uma orientação para ampliar o relacionamento com Estados brasileiros fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Nesse novo foco, o Rio Grande do Sul passa a ser um potencial parceiro, tanto para trocas comerciais quanto para investimentos.

O encontro contou ainda com a cônsul Erin McConaha, que será a responsável pelo consulado dos EUA em Porto Alegre, previsto para operar a partir de 2015. Entretanto, alguns serviços já serão disponibilizados em 2014. De acordo com a embaixadora Liliana Ayalde, um deles é a renovação de vistos. Para novos vistos, a triagem dos documentos necessários ocorrerá na capital gaúcha, mas as etapas de emissão continuarão sendo procedidas em outros Estados.

Apesar da diversificação dos destinos das exportações do Rio Grande do Sul, o mercado norte-americano continua sendo um dos principais. De janeiro a outubro desse ano, recebeu 6,6% de tudo que o Estado enviou ao exterior, ocupando o quinto lugar entre os maiores compradores. Caso fossem retiradas as duas plataformas de petróleo e gás adquiridas por Panamá e Holanda, os Estados Unidos ficariam na terceira posição, a mesma de 2012.

Nos primeiros 10 meses de 2013, os embarques de produtos gaúchos para este país somaram US$ 1,4 bilhão, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores industriais que mais exportaram para os Estados Unidos foram Químicos, Tabaco, Produtos de Metal, Calçados e Veículos Automotores, Reboque e Carrocerias. Juntos responderam por quase 70% dos envios gaúchos.

Publicado sexta-feira, 22 de Novembro de 2013 - 0h00