Você está aqui

Exportações gaúchas fecha terceiro trimestre com queda de 11%

As exportações totais do Estado somaram US$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre desse ano, o que representa uma contração de 11% ante o mesmo período de 2011. A queda foi puxada tanto pelos produtos primários (-23%) quanto pelos industriais (-7,5%). "A desaceleração da demanda externa acentua as perdas do segmento exportador gaúcho ao longo do ano. Aliada aos efeitos da estiagem, temos um quadro bastante preocupante para o nosso Estado", afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, ao avaliar a balança comercial nesta terça-feira (16).

No setor industrial, que respondeu por 80% das vendas externas gaúchas, 15 dos 25 segmentos apresentaram queda no valor embarcado. As principais retrações ocorreram em Máquinas e Equipamentos (-40,4%), Couro e Calçados (-29,4%) e Produtos Químicos (-27,5%). As altas mais significativas vieram dos segmentos de Tabaco (22,6%) e Produtos de Metal (8,1%). A forte desaceleração econômica da Argentina e as barreiras impostas aos produtos brasileiros ajudam a explicar esse resultado. O país vizinho deixou de importar do Brasil 32% no terceiro trimestre. No setor primário, a influência negativa veio da queda nas vendas de soja para a China, sobretudo no mês de setembro.

No que se refere aos destinos das exportações totais, os três principais países compradores reduziram seus pedidos em relação ao mesmo trimestre do ano passado. A China manteve a primeira colocação, apesar da retração de 20%. Os principais produtos importados pelo país asiático foram soja e tabaco não manufaturado. Em seguida veio a Argentina (-32%), recebendo basicamente veículos automotores. Na terceira posição ficaram os Estados Unidos (-5%), com destaque para a compra de tabaco não manufaturado.

Ainda nessa base de comparação, as importações totais também caíram (-4,1%, totalizando US$ 3,92 bilhões), influenciadas pela queda nas compras de Bens Intermediários (-20,5%) e que representam a metade da pauta. Houve aumento nas categorias de Combustíveis e Lubrificantes (38,1%) e Bens de Capital (21,1%).

Setembro − Quando apenas setembro é avaliado, as exportações totais sofreram uma diminuição de 28% em comparação com o mesmo mês do ano passado (que teve dois dias úteis a mais, ajudando a explicar a queda). Seguindo a mesma tendência, as importações registraram recuo de 9%.

Publicado Terça-feira, 16 de Outubro de 2012 - 0h00