Você está aqui

FIERGS alerta para prejuízos na economia com bloqueio de acesso ao Porto de Rio Grande

 
Empresas acumulam prejuízos com a impossibilidade de carregar e descarregar as mercadorias no Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande (Tecon). A única via de acesso está bloqueada por caminhoneiros autônomos que reivindicam uma nova tabela de fretes. O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, enfatizou, nesta quarta-feira (4), a necessidade “imediata de liberação do tráfego naquela região a fim de reestabelecer o fluxo das exportações e importações gaúchas”.
 
Em torno de 5,3 mil contêineres estão parados desde o dia 28 de outubro, relatou o presidente da FIERGS. Os principais setores afetados são tabaco, carnes, automotivo, metalmecânico, alimentos, couro, calçados e cutelaria. “Em plena época de crise, onde as empresas buscam saídas para evitar demissões, agora são obrigadas a paralisar as linhas de produção porque suas matérias-primas estão impedidas de chegar às fábricas ou suas vendas não conseguem sair do porto”, argumentou.
 
Müller afirmou ainda que “a FIERGS vê com extrema preocupação os danos morais e materiais causados por esta paralisação. Tal movimento passou dos limites e apresenta fatos que afrontam a ordem pública e o direito básico de ir e vir das transportadoras, além de causar enormes prejuízos financeiros e patrimoniais às empresas”.
 
 
 

 

Publicado quarta-feira, 4 de Novembro de 2015 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat