Você está aqui

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) ampliaram a parceria para inserir as micro e pequenas empresas gaúchas no mercado internacional. Por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), 480 empresas distribuídas na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra receberão atendimento gratuito nos próximos 30 meses. O convênio foi firmado, nesta quarta-feira (29), na FIERGS, pelo presidente da entidade, Heitor José Müller, e o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe. “A FIERGS sempre manteve o comércio exterior como prioridade para o desenvolvimento da indústria. Neste contexto, entendemos que as parcerias estratégicas são fundamentais para a implementação de projetos e programas que contribuam para esse objetivo”, disse Heitor José Müller.

O Peiex tem como meta a disseminação da cultura exportadora no País. Desde 2009, é promovido pela Apex, que no programa apoia especialmente micro e pequenas empresas. Essas, segundo Jaguaribe, sempre têm um caminho mais difícil quando se trata de comércio exterior. “Pequenos ajustes podem proporcionar grandes oportunidades, mas é preciso competência e isso fazemos em parceria. Sozinho não se vai a lugar nenhum”, destacou o presidente da Apex-Brasil.

Além dos núcleos de atendimento lançados, o programa já é realizado em Lajeado e Novo Hamburgo. Nestes núcleos, entre 2008 e 2015, foram atendidas 1,5 mil empresas.

O caso da Ecotelhado, que há quatro anos entrou no Peiex, foi apresentado como case de sucesso. Atualmente, a empresa de Porto Alegre voltada para a construção civil sustentável, exporta para países como Peru, México e Colômbia.

Antes da cerimônia, Roberto Jaguaribe e Heitor José Müller se reuniram para tratar de temas voltados à ampliação de ações entre a Apex- Brasil e a FIERGS dirigidas ao comércio exterior. O encontro contou com a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Cezar Müller; e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco.

METODOLOGIA
Com foco em micro e pequenos empreendimentos com potenciais produtos para a exportação, os interessados em participar precisam assinar um termo colocando-se à disposição para receber um técnico extensionista do Peiex. Após visitas para levantamento de informações, este profissional irá realizar um diagnóstico com os pontos fracos e fortes para a empresa que deseja ingressar no comércio global. Em contrapartida, a mesma se compromete a executar as melhorias propostas. Essa etapa terá o apoio do técnico.

Crédito foto: Dudu Leal
 

Publicado quarta-feira, 29 de Março de 2017 - 18h18

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat