Você está aqui

FIERGS lança plataforma online para Certificados de Origem

Empresas exportadoras do Rio Grande do Sul dispõem agora de mais uma alternativa para agilizar a liberação de seus produtos para o Exterior. A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por intermédio da Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Gerex), lançou nesta terça-feira (23), em São Leopoldo, a segunda plataforma online de emissão de Certificado de Origem (a primeira havia sido inaugurada em Canoas). A unidade está localizada na sede do Sesi Vita, na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 87, no Centro.

A plataforma é uma ferramenta tecnológica online concebida para facilitar os procedimentos e prover maior agilidade, controle e segurança para as exportadoras e seus representantes legais. Idealizada pela FIERGS e homologada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), é de navegação fácil e torna a rotina de obtenção do documento mais dinâmica e segura. "A certificação online passa a ser importante mecanismo de competitividade e está à altura de São Leopoldo, que ocupa o 11º lugar no ranking dos municípios exportadores do Rio Grande do Sul. Se o problema do câmbio não é resolvido, ao menos dispomos desta certificação para ajudar as empresas", ressaltou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, ao participar da abertura do evento.

Todo o processo de preenchimento do formulário do Certificado de Origem, indispensável para a liberação de produtos comercializados para fora do País, é acompanhado por um técnico da FIERGS, que orienta o empresário em todos os procedimentos, pessoalmente ou pela internet. No segundo caso, o documento pode ser acessado de qualquer lugar, a partir do portal da FIERGS (www.fiergs.org.br/servicoonline), mediante senha e cadastramento do usuário. Maiores informações pelo telefone (51) 3347-8663.

Além das apresentações sobre o sistema online e do projeto de Certificado de Origem Digital e de Webservice da FIERGS, os participantes puderam assistir também a um painel sobre acordos internacionais, proferido pelo coordenador do Grupo Temático de Negociações Internacionais do Concex, Frederico Behrends.

Publicado Terça-feira, 23 de Novembro de 2010 - 0h00