Você está aqui

FIERGS promove encontro para analisar a competitividade da exportação industrial

Apesar de ser considerado um Estado exportador, as vendas do Rio Grande do Sul para outros países estão crescendo em um ritmo significativamente abaixo das importações. Enquanto em 2010, as vendas ao mercado externo cresceram apenas 1% na comparação com 2009, as aquisições gaúchas de produtos de outros países aumentaram cerca de 40% no mesmo período. As informações foram apresentadas durante o Encontro de Exportadores, promovido pelo Sistema FIERGS, no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal). A ideia foi proporcionar aos participantes acesso a um panorama das relações internacionais e do comércio exterior no Estado. "Trata-se de um tema que vem sendo discutido em função das dificuldades de manter as indústrias gaúchas competitivas fora do País. A partir do debate e da troca de ideias em reuniões como essa, buscaremos novas alternativas para essa competitividade", destacou o coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do RS (FIERGS), Cezar Müller.

Dados apresentados durante o encontro mostram que as exportações do Rio Grande do Sul estão passando por um processo de "primarização" − a comercialização de itens básicos está se sobressaindo. Se em 2001 eles representavam 35% das vendas externas, no ano passado, o índice encerrou em 45%. Por outro lado, o comércio de manufaturados para outras nações caiu de 54% no mesmo ano, para 46% em 2010, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC). Como forma de contribuir para que os produtos nacionais tornem-se mais competitivos, o Brasil dispõe de uma série de acordos comerciais firmados com outras nações e que proporciona benefícios como redução e até isenção de impostos de importação. Para que sejam beneficiadas por esses acordos, as empresas precisam comprovar a origem da mercadoria no País a partir de um certificado de origem. A FIERGS é a única entidade no Estado homologada pelo MDIC para emiti-lo de forma online, tornando a tarefa mais prática.

Nova oportunidade − Os interessados terão outra chance para participar do evento. O próximo Encontro de Exportadores ocorre nesta quinta-feira, dia 6, no CEP Senai AJ Renner, em Canoas, Rua Napoleão Laureano, 11. Mais informações e inscrições pelo email gerex@fiergs.org.br ou pelo telefone (51) 3347-8663.

Publicado Terça-feira, 4 de Outubro de 2011 - 0h00