Você está aqui

Gaúchos se preparam para Olimpíada do Conhecimento 2014

Foco é o que 38 competidores do Rio Grande do Sul que estarão em setembro na Olimpíada do Conhecimento 2014 em Belo Horizonte tem em comum. O grupo gaúcho é formado por 36 alunos do Senai e dois do Senac que participarão em 35 ocupações na Olimpíada do Conhecimento, de 3 a 6 de setembro, na Expo Minas. Será a oitava edição do maior torneio de educação profissional das Américas que, este ano, colocará em disputa os melhores jovens profissionais de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Além de Senai e Senac, pela primeira vez, participarão alunos dos Institutos Federais de Tecnologia. Entre esses 800, 45 são jovens com deficiência que competirão entre si em quatro modalidades.

"É um momento especial para todos. Para o aluno, que terá um grande aprendizado como profissional e ser humano, já que a experiência adquirida em uma preparação e na competição em si lhe trará muitos frutos, para os instrutores e avaliadores e para o Senai, que tem aí uma forma de avaliar seu trabalho e compará-lo com os demais Estados", diz o diretor regional do Senai-RS, José Zortéa. Durante quatro dias, os competidores realizam tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 profissões e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. Realizada a cada dois anos, a competição ocupará 105 mil metros quadrados do Expo Minas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação. Além das 6 mil pessoas, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.

Para participar da competição, os estudantes, com menos de 21 anos de idade, devem ter, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. A Olimpíada do Conhecimento tem início nas escolas do Senai, quando professores identificam alunos de destaque e os convidam para treinar para os torneios locais. A etapa estadual é a fase classificatória para a nacional. Nesse processo todo, os competidores chegam a se dedicar oito horas durante meses para alcançarem os melhores resultados. O melhor da fase nacional se junta ao Top One (os competidores dos dois Estados com melhor pontuação nas últimas três olimpíadas nacionais, que venceram a fase estadual). Estes três iniciam o treinamento ainda em setembro e concorrem a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills Competition, que, em 2015, será sediada em São Paulo. Entre janeiro haverá uma eliminatória, onde ficarão apenas dois concorrentes e em maio, a derradeira, quando será conhecido o competidor que vai representar o Brasil no torneio internacional.

O desempenho dos alunos na competição forma um conjunto de indicadores que ajuda o Senai a avaliar a qualidade da educação profissional. Esses indicadores, que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais, também orientam a atualização dos currículos nas escolas da instituição. Com isso, os cursos do Senai estão sempre atualizados e atendem às necessidades das empresas. Durante a prova, na Olimpíada do Conhecimento, os jovens são cobrados com relação ao conhecimento técnico, à habilidade prática e à capacidade de solucionar problemas com eficiência. "A Olimpiada do Conhecimento é também uma vitrine para os competidores, pois muitas empresas acompanham o evento", recorda Zortéa.

Publicado quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 - 0h00