Você está aqui

Indústria gaúcha fecha acordo no Reino Unido

A FIERGS e a NOF Energy, instituição britânica para o desenvolvimento comercial dos setores de petróleo, gás, energia nuclear e eólica, assinaram em Newcastle, na Inglaterra, um memorando de entendimentos. "Esta parceria é uma forma de aproximar segmentos interessados na indústria de petróleo e uma boa experiência, que ajuda a preparar empresas gaúchas para este desafio", disse Paulo Tigre. O industrial lidera a comitiva 36 integrantes do Estado que retorna do Reino Unido no domingo (4), depois de passar a semana em contato com empresas e entidades britânicas do segmento.

"A FIERGS é uma organização muito importante no trabalho junto ao setor brasileiro de enrgia e esse acordo será bastante benéfico para nossos membros", destacou o presidente da NOF, Neil Kirkbride.

A Missão Petróleo e Gás Mar do Norte realizou encontros e reuniões nas cidades de Aberdeen (Escócia) e Newcastle (Inglaterra), com o objetivo de obter cultura e conhecimento para o polo offshore, além de aproximar empresas gaúchas e europeias. Na segunda-feira, por exemplo, contatos individuais reuniram 114 empresas e instituições do Rio Grande do Sul e britânicas. Compõem a missão ao Reino Unido representantes de sindicatos industriais, Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Sebrae-RS, governo do Estado, empresários, entre outros.

Na sexta-feira, a programação teve uma visita à universidade de Robert Gordon, em Aberdeen. A instituição possui diversos cursos voltados ao segmento de gás e petróleo e é destacada como a melhor e mais moderna universidade do Reino Unido. Além disso, a comitiva será apresentada à SubSEA UK, conglomerado voltado à indústria britânica de submarinos que reúne operadores, empreiteiros e fornecedores. O dia termina com visitas à Scottish Development International (SDI), criada em 2001 para atrair o investimento estrangeiro direto para a Escócia, e à Aberdeen Skills and Enterprise Training (Aset), uma subsidiária da Aberdeen College reconhecida mundialmente como líder de treinamento técnico em petróleo e gás.

A Missão Petróleo e Gás Mar do Norte faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado por Brasil e União Europeia e executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Publicado sexta-feira, 2 de Julho de 2010 - 0h00