Você está aqui

Indústrias gaúchas preparam posicionamentos para acordos comerciais

O grupo temático(GT) de negociações internacionais do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIERGS se reuniu na última terça-feira para tratar dos acordos de comércio que devem ter desdobramentos em 2011. Além de empresas menores, o quadro conta com as 40 principais indústrias e entidades exportadoras do Rio Grande do Sul, responsáveis por cerca de 70% das vendas do Estado ao exterior.

Representantes de quinze empresas participaram do encontro de trabalho, em que foram feitos exercícios de avaliação para definição dos pontos ofensivos e defensivos do setor fabril gaúcho em relação ao acordo entre o Mercosul e a União Européia. A FIERGS também já está preparando as empresas para possíveis acordos comerciais do Brasil com México, uma das prioridades do governo brasileiro para este ano na área de comércio internacional.

Outro assunto tratado na reunião foi o estudo realizado pela FIERGS, com análises sobre o impacto das negociações com a África do Sul, Índia e Egito, além da União Europeia e México tratados de forma específica. O trabalho aponta setores ofensivos e as as sensibilidades da indústria gaúcha em um eventual tratado com estes países.

Nesta segunda-feira, o posicionamento do Rio Grande do Sul em relação ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia vai ser encaminhado à Coalizão Empresarial Brasileira, que então fará a interface com os ministérios de Relações Exteriores e de Desenvolvimento, Indústria e Comércio para a definição da postura brasileira nas negociações. "Estou otimista porque estamos muito bem preparados. As empresas estão atentas e o corpo diplomático brasileiro é altamente qualificado. O Brasil cresceu muito na área de negociações internacionais e a nossa indústria pode se beneficiar disto", explica o coordenador do GT, Frederico Behrends.

SGPC − Foi divulgada esta semana a lista de preferências referentes à Rodada de São Paulo, do Sistema Global de Preferências Comerciais(SGPC), que por enquanto envolve os países do Mercosul mais Cuba, Coréia do Sul, Egito, Índia, Indonésia, Malásia e Marrocos. O tratado prevê a redução de pelo menos 20% da tarifa de importação de no mínimo 70% das linhas tarifárias de cada país signatário. A lista das concessões encontra-se no site: http://www.mdic.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=534&refr=408

Publicado sexta-feira, 4 de Fevereiro de 2011 - 0h00