Você está aqui

Indústria gaúcha inicia o ano pessimista

 
Depois de atingir o menor valor da série histórica em outubro do ano passado, chegando a 35,2 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) aumentou pelo terceiro mês seguido e atingiu 38,2 pontos, 0,2 acima de dezembro. Ainda assim, por estar abaixo da linha dos 50 pontos, continua refletindo a falta de confiança dos industriais gaúchos. Com o resultado da pesquisa de janeiro de 2016, esse é o vigésimo segundo mês seguido sem confiança e, desde 2006, início da série, os empresários não começaram um ano tão pessimistas.
 
“Os resultados da pesquisa ainda não sugerem o início de um processo de recuperação. Os empresários continuam projetando piora na situação atual e nas perspectivas para a atividade diante das incertezas do cenário econômico e político”, avaliou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. “Nesse ambiente, não há estímulo aos investimentos, sinalizando que 2016 será um ano de muitas dificuldades para a indústria gaúcha”, concluiu o industrial.
 
O índice de condições atuais em janeiro repetiu o valor de dezembro (30 pontos).  Em relação à economia brasileira, o indicador registrou 21,2 pontos (acima dos 19,8 do mês anterior). Já o indicador das empresas recuou de 35,1 para 34,5 pontos no período.
 
O índice que reflete as expectativas para os próximos seis meses aumentou de 42,1 para 42,4 pontos na virada do ano. Em relação à economia brasileira, o indicador aumentou de 27,8 para 29,7 pontos e continua pessimista. Com relação ao futuro das empresas, a redução do índice expectativas de 49,3 para 48,7 pontos mostrou que a percepção negativa é maior que a registrada no final do ano passado.
 
 
 
Publicado Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat