Você está aqui

Indústria gaúcha volta a registrar queda na atividade

 
 
Após uma pequena alta em setembro (0,3%), que havia interrompido cinco quedas consecutivas, o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) voltou a cair em outubro (-1,9%), em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal. Os resultados foram apresentados, nesta terça-feira (15), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
 
A perda no indicador foi determinada pela retração no faturamento real (-6,2%) e nas compras industriais (-1,9%). As horas trabalhadas (-1,1%) caíram pela quinta vez consecutiva e a utilização da capacidade instalada (UCI) bateu novo recorde negativo (grau médio de 77,1%). Com esse cenário, a deterioração do mercado de trabalho continuou: o emprego (-0,9%) registrou a nona queda em sequência e a massa salarial (-1%), a 13ª.
 
Ao analisar os números de outubro, o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, demonstra preocupação com o grau de profundidade daquele que já é o maior ciclo recessivo da história recente do setor. “Diante da demanda e do mercado de trabalho desaquecidos, do pessimismo dos empresários e das incertezas no quadro político, é difícil antever quando a economia voltará a retomar algum crescimento”, afirma.
 
Ano anterior – Na comparação com os 10 primeiros meses do ano anterior, a retração acumulada do IDI-RS em 2015 chegou a 9,2%, só perdendo em intensidade para 2009 (-13%). Todos os indicadores vêm com quedas expressivas, sobretudo as compras industriais (-16,4%) e o faturamento real (-11,9%). Setorialmente, os maiores impactos ocorreram em Veículos automotores (-22,80%), Móveis (-16,1%), Máquinas e equipamentos (-15,7%) e Químicos e refino de petróleo (-6,2%).
 
 
Publicado Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat