Você está aqui

Industrial gaúcho mantém otimismo elevado

O otimismo do industrial gaúcho com a economia do Estado, do Brasil e com a situação da sua empresa está elevado em setembro. Numa escala de 0 a 100 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), medido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), atingiu 59,5 pontos. Teve uma ligeira queda de 0,5 ponto em relação ao registrado no mês anterior. Apesar disso, o indicador segue 2,3 pontos acima da média histórica (57,3 pontos) e reflete a conjuntura econômica atual favorável e a perspectiva de manutenção desse cenário para os próximos meses.

A estabilidade do ICEI-RS, no entanto, não foi consensual entre os diferentes portes de empresas. A confiança das pequenas caiu de 62,9 pontos, em agosto, para 58,8 pontos em setembro, enquanto a das grandes atingiu 60,2 pontos neste último mês. "Os resultados confirmam o atual momento de crescimento da indústria num ritmo moderado. Há uma maior oscilação entre os pequenos empreendimentos, pois ainda enfrentam mais diretamente as dificuldades de acesso ao crédito e de obtenção de mão de obra qualificada, além do excesso de burocracia e da forte concorrência", disse o presidente da FIERGS, Paulo Tigre, ao divulgar o levantamento nesta quarta-feira (29).

Em relação às condições atuais da economia e dos negócios, a avaliação dos industriais gaúchos permanece positiva (53,7 pontos), mesmo com o recuo de 1,2 ponto ante agosto. A queda foi puxada principalmente pela avaliação menos favorável das pequenas empresas.

Para os próximos seis meses, a expectativa é de otimismo e atingiu 62,4 pontos, praticamente inalterada em comparação com o mês anterior. Dos entrevistados, 55,4% estão confiantes com o futuro da sua empresa, 39,6% acham que ficará tudo igual e 5% esperam uma piora.

O ICEI-RS é baseado em quatro questões: duas referentes às condições atuais e duas sobre as expectativas para os próximos seis meses em relação à economia brasileira, gaúcha e à própria empresa. O indicador varia no intervalo de 0 a 100 pontos. Acima de 50 significa empresários confiantes.

ÍNDICE DE CONDIÇÕES ATUAIS − Total 53,7 pontos

Condições atuais da economia brasileira − 53 pontos

Condições atuais da economia gaúcha − 53 pontos

Condições atuais da empresa − 54 pontos

ÍNDICE DE EXPECTATIVAS (para próximos seis meses) − Total 62,4 pontos

Expectativas em relação à economia brasileira − 58 pontos

Expectativas em relação à economia gaúcha − 58 pontos

Expectativas em relação à empresa − 64 pontos

Publicado quarta-feira, 29 de Setembro de 2010 - 0h00