Você está aqui

Mérito Industrial 2007 será entregue esta noite

Quatro industriais recebem a medalha

O prêmio Mérito Industrial Rio Grande do Sul 2007, em sua 35ª edição, será entregue nesta terça-feira (22), em cerimônia no Salão de Convenções da FIERGS, às 20h, aos empresários Francisco Renan Oronoz Proença, Marlin José Kohlrausch, Paulo Müller e Raul Heller.

Criado em 1971, o Mérito é uma tradicional premiação concedida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, através de seu Conselho de Representantes, distinguindo industriais com marcante atuação na comunidade e no meio empresarial. Os agraciados, indicados por sindicatos e entidades de classe, foram escolhidos por comissão especial do Sistema FIERGS.

Os agraciados são:

Francisco Renan Oronoz Proença - Filho de pai brasileiro e mãe uruguaia, Francisco Renan Oronoz Proença nasceu em Quarai. A distância da capital gaúcha o fez estar mais ligado a Montevidéu que a Porto Alegre, onde foi estudar Farmácia e Bioquímica na UFRGS. Em 1959, formou-se e junto com a esposa, Yeda Lúcia Fasolo Proença, retornou à cidade natal para abrir um laboratório de análises clínicas. A trajetória seria interrompida por um telefonema. De Bento Gonçalves, o sogro, José Fasolo, o convocava para atuar no curtume Fasolo, fundado em 1917. Com a esposa trocou o pampa pela Serra, onde mais tarde teria dois filhos, Carolina e Márcio. Atuou em vários setores dentro da empresa até assumir a presidência do Grupo Fasolo. Atuou ainda em entidades patronais como o Centro da Indústria Fabril de Bento Gonçalves, do qual foi presidente entre 1979 e 1981. Em 1983, assumiu a diretoria do Sesi-RS e se alternou entre as vice-presidências da FIERGS e do CIERGS, quando foi um dos responsáveis pela criação da nova sede da entidade. Em 1999, foi eleito presidente da FIERGS e ficou no cargo até o ano de 2005.

Marlin Kohlrausch - Mais que resultados, Marlin Kohlrausch acredita em pessoas. O industrial que nasceu na cidade de Canela e mudou-se para Taquara ainda jovem. Formou-se em Administração de Empresas e especializou-se em administração financeira, marketing e recursos humanos. O primeiro empreendimento de Kohlrausch foi uma empresa de consultoria empresarial na própria cidade do Vale do Paranhana. Mais tarde foi convidado para ingressar na Calçados Bibi, onde atuou em várias frentes até se tornar presidente, em 1986. É casado com Suzana Kohlrausch, com quem teve três filhas: Andréa, Daniela e Camila. Possui três livros publicados: "Leve sua empresa ao primeiro lugar" (1996); "Semeando felicidade nas empresas do século XXI" (1999) e "Você está preparado? Como sair na frente em um mercado em constante transformação" (2004).

Raul Heller - Desde 1994 na condição de diretor-presidente da Copé & Cia, indústria de máquinas para borracha, plástico e couro, Raul Heller acredita que a gestão voltada para os resultados é fundamental. Porém, jamais deve estar à frente da valorização de cada colaborador. Ao andar pelas unidades da empresa em Novo Hamburgo e São Leopoldo, são raros os funcionários de quem não sabe o nome e um pouco da história de vida. Casado com Liselote Copé Heller, é pai de Rafael e Sofia. A valorização do trabalho em equipe, herdada do esporte, e o forte convívio com o sogro, Lothar Cope, são dois dos fatores apontados por Raul Heller como determinantes no modelo de gestão que aplica nos empreendimentos que comanda.

Paulo Muller - A coragem do pai Arthur Müller, ao criar um curtume no então distrito de Portão, em São Sebastião do Caí, em 1926, serve de incentivo para cada dia de trabalho do industrial Paulo Müller. Até hoje, para gerir o empreendimento que exporta quase toda a produção para o mercado asiático, tem como lema um pensamento deixado pelo pai: quando não se é o maior, é preciso ser o melhor. Um dos orgulhos que tem como empreendedor é a série de conquistas que conseguiu para o segmento. É casado com Noemy Erena Berghan Müller e é pai de Lizete Beatriz e Cezar Luiz, tendo ainda cinco netos e um bisneto.

Publicado Terça-feira, 22 de Maio de 2007 - 0h00