Você está aqui

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) promoveu o 1º Fórum Senai Indústria 4.0, integrando o 7º Encontro Brasil-Alemanha em Tecnologias Avançadas em Manufatura e Automação, no Hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves.  O evento, destinado a empresários e pesquisadores, teve como objetivo iniciar o debate desta mudança, considerada a quarta revolução industrial.  Ao abrir o evento, o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, disse que em 2013 havia no mundo 177 mil robôs. “Somente na China há 37 mil robôs e no Brasil este número era 1,2 mil. Na Alemanha para cada 10 mil trabalhadores existem 58 robôs e no Brasil, sete. Portanto, temos que trabalhar muito para desenvolver e avançar neste setor”, comentou.
 
O professor da Universidade de Aachen (Alemanha), Reinhard Freudenberg, apresentou os objetivos deste nova realidade e seus desafios de alcançar o máximo de produtividade. “A indústria 4.0 vai alterar o ambiente de trabalho por meio da tecnologia, com máquinas e homens trabalhando conjuntamente”, disse. Conforme ele, o objetivo é chegar a usar a capacidade máxima de produção com menor custo e erro zero. “A internet das coisas, a interação entre os modelos e o máximo de segurança são os desafios atuais”.
 
O professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e diretor de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii),  Carlos Eduardo Pereira, explicou que o objetivo da instituição é o aumento do investimento privado e a diminuição do risco, além da busca de um modelo de cooperação ágil e flexível. O diretor substituto de Fomento à Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, José Menezes, participou por meio de videoconferência e explicou que estão sendo organizados workshops em algumas capitais brasileiras para debater o tema e fomentar as pesquisas e os investimentos nesta área.
 
O gestor do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Soluções Integradas em Metalmecânica, Ronald Dangel, mostrou o ISI e as áreas que atua com foco na indústria 4.0 e o reposicionamento tecnológico dos sistemas de manufatura. Para ficar mais próxima desta transformação, a empresa Beckhoff promoveu, em parceria com o Instituto Senai de Inovação Soluções em Metalmecânica, o evento Indústria 4.0 – A Nova Revolução Industrial. “Internet das Coisas, programação android e uso de clouds são algumas das tecnologias que estão sendo trabalhadas pelo ISI, e que também são usadas para otimizar processos”, explicou Dangel. 
         
Ele tratou da estrutura do Instituto com os núcleos de Segurança e Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação e Tecnologias Avançadas. O primeiro trabalha com digitalização de peças em 3D, engenharia reversa, prototipagem de peças (impressão 3D e usinagem de precisão), além de toda a assessoria em Segurança do Trabalho. Já o Núcleo de Inovação e Tecnologias Avançadas trabalha a aplicação de materiais, metrologia e controle de qualidade, área médica e tecnologias para a saúde como próteses, biomecânica, realidade aumentada, desenvolvimento de projetos e produtos, máquinas e componentes; projeto e otimização de produtos e sistemas de manufatura; e Tecnologia de Informação e Comunicação. “Grandes mudanças estão acontecendo no mundo industrial, com o avanço exponencial da capacidade dos computadores, imensa quantidade de informação digitalizada e estratégias de inovação. E o Senai acompanha estas mudanças para contribuir com a evolução junto às industrias”, enfatizou.  
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
Publicado quinta-feira, 15 de Outubro de 2015 - 11h11

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat