Você está aqui

Patel aconselha empresas a inovarem para sobreviver

Grandes corporações morrem se não inovam. Para terem vantagem sobre a concorrência e serem competitivas, as empresas precisam estar atentas a isso. Com este foco central, o professor indiano Hitendra Patel apresenta, nesta quarta (6) e quinta-feira (7), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o curso internacional "Tornando a Inovação Real: Comprometimento, Comportamento e Cultura". O evento é uma promoção do Sistema FIERGS, por meio do Programa de Educação Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS).

Dezenas de representantes de diferentes segmentos do Rio Grande do Sul integram o curso. A eles, Patel deixa bem claro que a inovação não precisa ser, necessariamente, complexa. Durante suas apresentações, o indiano incentiva a integração entre os participantes. Na manhã desta quarta-feira, na abertura do evento, o professor dispensou alguns minutos para que a plateia conversasse e trocasse cartões de visita entre si. "A inovação acontece quando as pessoas compartilham ideias e informações", diz ele.

Patel lembra casos de companhias multinacionais que cresceram em um determinado segmento, mas que, com o passar dos anos, foram obrigadas a se reciclar para não perder mercado ou desaparecer. Para isso, tornou-se fundamental o investimento em inovação. Cita o caso da americana Kodak, que nos anos 80 faturou bilhões de dólares vendendo câmeras e filmes fotográficos e cinematográficos. Com o advento da fotografia digital, a empresa precisou passar por uma transição para não desaparecer e buscar novos nichos de mercado. "Como antever o futuro? Precisamos ser flexíveis para mudar", aconselha o palestrante, lembrando também o caso do Yahoo, que já foi o principal site de busca do mundo e acabou superado pelo Google.

O professor ressalta que líderes em inovação obtêm um retorno maior para seus acionistas, tornam clientes mais leais, conquistam melhores parceiros e funcionários satisfeitos e competentes.

Hitendra Patel é professor de inovação no programa de educação executiva da Hult International Business School, com doutorado em Engenharia de Materiais pela Iowa State University, dos Estados Unidos. Trabalha com empresas do Brasil, EUA, Europa e Ásia e escreveu livros sobre o tema inovação. É diretor do IXL Center for Innovation, Excellence and Growth (EUA) e professor dos programas de educação executiva da Hult, que ocupa o primeiro lugar em Experiência Internacional no ranking do jornal Financial Times − Melhores Escolas de Negócios do Mundo em 2011. Está sediada em Boston (EUA) e conta com escritórios em São Francisco, Shangai, Dubai e Londres.A superintendente do IEL-RS, Elisabeth Urban, destacou na abertura do curso a atuação do Instituto Euvaldo Lodi no Programa de Educação Empresarial, que completa três anos na FIERGS.

Publicado quarta-feira, 6 de Julho de 2011 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat