Você está aqui

Primeiro semestre encerra com falta de confiança do industrial gaúcho

 
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) cresceu de 38,8 pontos, em maio, para 39,4 pontos em junho, mas continuou abaixo dos 50 pontos pelo 15º mês seguido, revelando forte pessimismo dos empresários gaúchos. “O resultado é reflexo da combinação de redução da demanda interna, aumento de custos, diminuição do crédito e excesso de estoques. Isso torna o cenário econômico atual um dos mais difíceis já enfrentados pela indústria gaúcha, que segue sem perspectiva de melhora no segundo semestre”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. 
 
O cenário que compara as condições atuais com os últimos seis meses mostrou que a percepção de deterioração entre os empresários continua elevada (31,3 pontos). Essa avaliação mantém-se particularmente adversa com a economia brasileira (23,7 pontos). Em relação à própria empresa (35,2 pontos), a análise é menos ruim, porém significativa.
 
Já as perspectivas para os próximos seis meses apresentaram leve melhora. O indicador aumentou de 42,9 para 43,4 pontos na passagem de maio para junho, mas pouco alterou o quadro de pessimismo, que continuou prevalecendo, sobretudo na economia brasileira (33,2 pontos). Quando o futuro da própria empresa é analisado, a expectativa permaneceu negativa, totalizando 48,6 pontos.
 
Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.
 
 
 
 
 
Publicado Terça-feira, 23 de Junho de 2015 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat