Você está aqui

Produção e emprego industrial no Estado continuam em queda

 
A Sondagem Industrial do RS de agosto mostra que a indústria continua em queda, produzindo menos, fechando postos de trabalho e com excesso de estoques. Esse quadro mantém a tendência negativa para o setor nos próximos meses. “A crise tem se intensificado e atingido uma maior quantidade de indústrias. O aumento da ociosidade no parque fabril, além de significar uma menor demanda por investimentos, afeta diretamente o mercado de trabalho” afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.
 
Conforme o levantamento da entidade, o indicador de produção somou 43,5 pontos, o menor nível para o mês desde 2010. O emprego (40,1 pontos) completou a 16ª queda consecutiva. Outro dado negativo foi o desaquecimento do setor mostrado pelo índice de Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que caiu de 33,5 pontos para 32,6, afastando-se ainda mais do nível considerado usual (50 pontos). Com uma ocupação de 65%, a UCI é a mais baixa já apurada para o mês desde 2011. O excesso de estoques de produtos finais acima do planejado (54,4 pontos) refletiu a demanda efetiva inferior à esperada pelas empresas. 
 
Para os próximos seis meses, o quadro segue marcado pelo pessimismo dos empresários e não permite prever algum alívio da situação. Com os indicadores atingindo suas mínimas históricas, as expectativas continuam projetando quedas para demanda (45,4 pontos), compras de matérias-primas (42,3 pontos) e emprego (41,5 pontos). A intenção de investimento (39,3 pontos) caiu ao menor valor desde o início da série em novembro de 2013. A exceção foram as exportações: 53,4 pontos, indicando expectativa de crescimento.
 
Desenvolvida mensalmente pela FIERGS, a Sondagem Industrial RS varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 pontos significa maior otimismo e abaixo indica pessimismo. Apenas a variável de estoques em comparação ao planejado é avaliada como negativa acima dos 50 pontos. No caso da intenção de investir, quanto maior o índice, maior a propensão da indústria.
 
 
 
Publicado Terça-feira, 29 de Setembro de 2015 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat