Você está aqui

Programa Senai de Ações Inclusivas já capacitou 2.500 alunos com necessidades especiais

Entidade tem metodologia implantada em 38 unidades operacionais

O Seminário Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: Desafios e Possibilidades, realizado pelo Sistema FIERGS, através do Senai-RS, na tarde de quinta-feira (18), mostrou que a entidade já capacitou 2.500 pessoas com necessidades especiais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) também conta com a metodologia implantada em 38 unidades operacionais, tem 35 Grupos de Apoio Local constituídos e 220 parceiros captados.

A advogada e co-idealizadora dos programas de inclusão de deficientes e Zero Álcool, Luciana Monteiro de Lima Estudino, afirmou que há 650 milhões de deficientes em todo o mundo, representando cerca de 10% da população mundial, sendo 85 milhões na América Latina. No Brasil são 24,5 milhões de pessoas, que chegam a 15% da sua população. "Lembrando que, mensalmente, 10 mil pessoas se tornam deficientes", destacou, salientando que as duas maiores causas são doenças e acidentes de trânsito. A diretora da Consultoria Movimento Incluir (SP), Carolina Ignarra, abordou a sistemática de implantação do processo de inclusão nas empresas de profissionais com deficiência.

Sapiranga - Juntamente com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Prefeitura de Sapiranga, Apae e Apada, o Sistema FIERGS por meio do Senai-RS, fará no dia 27 de setembro, no Centro Municipal Lucio Fleck em Sapiranga, a partir das 8h30min, o I Encontro de Pessoas com Deficiências e Familiares sobre Inclusão Social. A programação inclui palestra da consultora na área de Educação Especial, Daisy Braighi.

Publicado quinta-feira, 18 de Setembro de 2008 - 0h00