Você está aqui

RS é medalha de ouro na Alemanha

Na 42ª edição do Worldskills, realizado em Leipzig, na Alemanha, no mês de julho, o Senai-RS conquistou duas medalhas de ouro, nas ocupações Mecatrônica (Henrique Baron e Maurício Toigo, do CT Senai de Mecatrônica de Caxias do Sul) e Design Gráfico (Ricardo Calvi, da CEP Senai de Artes Gráficas, de Porto Alegre). O Brasil obteve 12 medalhas e bateu o recorde do País. Foram quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze.

A etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em novembro, teve a participação de 200 alunos de todas as regiões do Estado. Os campeões iniciam este mês a preparação para a etapa nacional, em Belo Horizonte, de 1º a 7 de setembro deste ano, e para a 43ª edição do Worldskills, em 2015, em São Paulo.

Paralelamente à etapa estadual ocorreu o Inova Senai 2013, com 16 projetos, no Centro Tecnológico Senai de Mecânica de Precisão. O vencedor utiliza resíduos do refino do aço em anéis de vedação para tubulação de PVC, do aluno Maurício Gammertt Rohnelt, do Centro Tecnológico de Polímeros (Cetepo), sob orientação do docente Edson Charles Gomes.

O voto popular elegeu uma cadeira infantil para carros que não permite que a criança seja esquecida (Novo Conceito em Cadeiras Infantis para Automóvel), de Anderson Souza e Juliano de Andrade, orientados por William Carvalho Gomes, ambos do Senai Cetemp.

Com relação aos Serviços Técnicos e Tecnológicos, ocorreram 9,8 mil atendimentos para 3,6 mil empresas. Também foram registradas 157,3 mil horas técnicas. Para este ano, a perspectiva é de 12 mil atendimentos para 4 mil clientes, em 205 mil horas técnicas.

O Edital de Inovação Sesi Senai 2013 teve 19 projetos do Senai-RS aprovados, o que representa quase 20% do total de 112 inscritos. Foram cadastradas 1.478 propostas, número recorde de inscrições, sendo que 34,91% destas na região Sul. O Senai-RS e o Sesi-RS receberam 213 propostas, especialmente nas áreas de tecnologia, com ênfase em metal-mecânica, polímeros, automação, tecnologia da informação, alimentos e bebidas. As propostas foram desenvolvidas por unidades do Senai e empresas parceiras e o Rio Grande do Sul foi o Estado com mais projetos aprovados.

A partir de 2014 o edital, até então anual, passará a ter quatro chamadas. Ele estará aberto para submissão de propostas nos meses de março, junho, setembro e dezembro.

No âmbito internacional, o acordo de cooperação com o Serviço Equatoriano de Capacitação Profissional resultou na capacitação de docentes e gestores do Secap, por técnicos do Senai-RS, em metodologias de competências na educação profissional, elaboração de perfis profissionais e gestão da qualidade.

Também foi assinado um Programa de Cooperação internacional para capacitação de instrutores e alunos do Senai-RS em energias renováveis, em parceria com WKA Sachsen GmbH, EPI Energia e PUC-RS. A instituição ainda participou de oito missões empresariais nas áreas de tecnologia da informação, automação industrial, tecnologias industriais, alimentos, mobiliário, polímeros, soldagem, meio ambiente, indústria naval e offshore.

Na edição 2013 do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), o Senai-RS foi premiado com Medalha de Bronze, com o AEP Senai de Soledade, AEP Senai João Flávio Rech, AEP Senai de Santiago e CEP Senai Eraldo Giacobbe; Troféu Bronze − AEP Senai de Uruguaiana, CEP Senai José Oscar Salazar, CEP Senai Thomaz Albornoz; e Prêmio Rumo à Inovação para o Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo Senai).

Publicado sexta-feira, 3 de Janeiro de 2014 - 0h00