Você está aqui

RS e Itália realizam encontros de negócios

Evento reuniu empresas na sede da FIERGS

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul promoveu nesta sexta-feira (9) reuniões de negócios entre 17 empresas italianas e 30 gaúchas. O objetivo é intensificar a corrente comercial entre a Itália e o Estado, que neste ano já ultrapassa os US$ 444 milhões. Organizado pela FIERGS, através do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) e do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), em parceria com a Câmera de Comércio Italiana, a iniciativa abrangeu os segmentos metal-mecânico, plástico, cosméticos, jóias, turismo, editorial e fibra de vidro e odontologia.

Para orientar os empresários sobre a tutela legal nas relações internacionais, a advogada italiana Eleonora Cerin detalhou as várias formas de contratos e os cuidados jurídicos necessários. A palestra aconteceu antes das reuniões de negócios e foi aberta pelo diretor da FIERGS, Geraldo Fonseca, e pelo representante da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul-Brasil, Adolfo Bracci. "O Estado e a Itália têm muitas coisas em comum na área empresarial. A principal delas é que a base industrial é formada por pequenos e médios empreendedimentos", afirmou Fonseca.

Os empresários italianos vieram da província de Vicenza, que compreende 122 municípios, reunindo 850 mil habitantes. O PIB é de 24 bilhões de euros, número que representa 1,65% do total da Itália. São aproximadamente 77 mil empresas instaladas e cerca de 370 mil trabalhadores empregados.

Publicado sexta-feira, 9 de Novembro de 2007 - 0h00