AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

RS Moda promove indústrias gaúchas de vestuário

Feira

Refletir sobre a relação entre a moda que usamos para o Rio Grande do Sul que queremos foi a proposta da feira RS Moda, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário do Rio Grande do Sul (Sivergs), na sede da FIERGS, entre 28 e 30 de maio. O evento oportunizou que 40 indústrias da moda produzida no Estado apresentassem suas coleções primavera-verão, além de gerar negócios. O evento envolveu a produção local de segmentos como o do vestuário, têxtil, couro e calçados, fiação e malharias.

Em visita à feira, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, lembrou a relação do Estado com o segmento. “O Rio Grande do Sul tem uma tradição histórica na indústria da moda e do vestuário e aqui na feira podemos observar as novas criações, que passam pelas indústrias gaúchas”, comentou. O evento ocorreu paralelamente à 6ª Feira Brasileira do Varejo (FBV), com o objetivo de aproximar indústria e comércio. O presidente do Sivergs, Silvio Colombo, destacou que “a realização da feira agregou profissionalismo ao setor de vestuário. Só lamentamos que os varejistas gaúchos tiveram problemas logísticos para sair de suas cidades”, concluiu. Já a vice-presidente do Sindicato, Doris Spohr, afirmou que “o fechamento das vendas, em volume, pode ser menor do que o previsto, mas os contatos realizados, vão gerar negócios no futuro”, informa. 

Representando a FIERGS na abertura do evento na segunda-feira (28), o vice-presidente do CIERGS, Marco Aurélio Paradeda, destacou que “quem produz moda também é impactado por dificuldades de toda a economia brasileira, como a complexidade tributária e as políticas de comércio exterior, que dificultam a competição nos mercados globalizados”. “As empresas, comerciais e industriais, não querem privilégios. Querem apenas a remoção dos entraves que desestimulam os negócios”, disse.  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) participou com um estande, no qual apresentou os serviços oferecidos pelo Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística, de Novo Hamburgo, e pelo Centro de Formação Profissional Senai  Moda e Design, de Porto Alegre, além da divulgação de cursos para o setor.


Crédito foto: Dani Villar