Você está aqui

Segundo trimestre inicia com queda na indústria gaúcha

 
O Índice de Desempenho Industrial do RS (IDI-RS) caiu 3,7% na passagem de março para abril, com ajuste sazonal. A atividade do setor no Estado recuou para o menor patamar em seis anos. O indicador com o pior resultado foi o faturamento das empresas: -11%. “A redução da demanda doméstica e o aumento nos custos de produção provocados pelo forte ajuste na economia brasileira ampliaram as dificuldades do setor produtivo, tornando o cenário ainda mais desfavorável do que aquele enfrentado durante a crise econômica mundial de 2009”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller.
 
Nessa base de comparação, com exceção da compra de insumos e matérias-primas, que avançou 1,2%, todos os demais componentes também desaceleraram: horas trabalhadas na produção (-2,9%), utilização da capacidade instalada (-0,5%), emprego (-0,8%) e massa salarial (-0,5%). 
 
Quando abril é relacionado com o mesmo mês de 2014, a queda da atividade industrial foi ainda mais intensa: 7,5%. Entre os setores com os piores resultados estiveram veículos automotores (-27,6%), máquinas e equipamentos (-13,1%), metalurgia (-11,5%), couro e calçados (-10,1%) e móveis (-8,5%).
 
Acumulado do ano – De janeiro a abril, a taxa negativa alcançou 8,0% sobre os mesmos quatro meses de 2014. As fortes perdas foram verificadas em compra de insumos e matérias-primas (-15,4%), faturamento real (-10,1%), horas trabalhadas na produção (-8,6%), emprego (-5,2%) e massa salarial real (-4,4%). “As perspectivas, a julgar pela falta de confiança do empresário, pelo acúmulo de estoques e pela redução sistemática do emprego, também não são animadoras. A desaceleração deve continuar nos próximos meses”, avaliou Müller.
 
 
 
Publicado segunda-feira, 8 de Junho de 2015 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat