Você está aqui

Seminário destaca oportunidades de negócios no Oriente Médio

As características do mercado e as oportunidades de negócios no Oriente Médio, o quinto destino das exportações brasileiras, foram abordadas durante seminário realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na quinta-feira (10). O evento foi transmitido de São Paulo, via webcasting, para todos os Estados. Em Porto Alegre, os empresários puderam assistir as palestras na sede da FIERGS.

Segundo o coordenador da Unidade de Desenvolvimento de Novos Produtos da Apex-Brasil, Juarez Leal, os setores mais promissores para conquistar uma fatia do mercado Oriente Médio são, em primeiro lugar, alimentos e bebidas, com destaque para frango, carne bovina, sucos, leite e derivados.

Em 2010, o Brasil representou 26% das importações do mundo árabe em alimentos. Também há demanda em expansão para os segmentos de máquinas e equipamentos, rochas ornamentais e cerâmicas, moda, e serviços de telecomunicações e infraestrutura. O secretário-geral e diretor de Comércio Exterior da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, falou sobre como negociar com os países árabes. "Entender a cultura, a legislação que rege os negócios e a sociedade e as diferenças das etnias que compõem a região são questões fundamentais para o sucesso de uma negociação", explicou.

Publicado quinta-feira, 10 de Novembro de 2011 - 0h00