Você está aqui

O I Seminário Internacional de Defesa, realizado de 17 a 19 de novembro, em Santa Maria, teve como objetivo abordar as principais demandas de fornecimento, obtenção e nacionalização de bens e serviços das Forças Armadas e discutir as possibilidades de negócio que contribuam com a competitividade do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos países latino-americanos. O vice-presidente regional do Centro das Indústrias do RS (CIERGS), Odilo Pedro Marion, representando o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, destacou que as oportunidades tratadas no evento apontam para a direção do desenvolvimento “que se fortalece junto ao promissor setor de segurança e defesa”.
 
Reforçando a importância do momento, a presidente do Santa Maria Tecnoparque, Nilza Zampieri, salientou o trabalho articulado das instituições de ensino, órgãos públicos e empresários. “Como é bom estar aqui e saber que nossa cidade hoje faz parte deste momento tão importante, reunindo pessoas que batalham e se esforçam para fazer mais e melhor pelo País e Estado”, disse. O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Santa Maria, Vilson Serro, falou sobre as ações realizadas ao longo de 20 anos “para que se chegasse ao momento que o município vive hoje, colocando Santa Maria no mapa do desenvolvimento, especialmente como grande polo de defesa”.
 
O primeiro painel do encontro abordou a estratégia Nacional de Defesa do Brasil e foi mediado pelo coordenador do Comitê da indústria de Defesa e Segurança do Rio Grande do Sul da FIERGS, Jorge Py Velloso. Um dos temas tratados foi a Base Industrial de Defesa (BID) e sua aplicação. Conforme o vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, vice-almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, a aproximação entre empresários, instituições de ensino e militares só gera crescimento para uma nação. “Soberania é intangível; globalização é um fato; e Santa Maria é um polo de excelência”, afirmou. E trazendo a visão das instituições científicas e tecnológicas, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, detalhou o caso do Memorando de Entendimentos firmado entre o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro com a UFSM.
 
O evento reuniu representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, centros de conhecimento, forças militares da América Latina, empresas privadas e do setor público. Além de palestras, também ocorreram atividades paralelas, tais como rodadas de negócios e visitas técnicas. O I Seminário Internacional de Defesa é uma realização da FIERGS, por meio de seu Comitê da Indústria da Defesa e Segurança, da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, do Santa Maria Tecnoparque e da prefeitura municipal de Santa Maria, apoiados pelo governo do Estado.
 
Foto: Marielle Flôres/Adesm 
Publicado quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 11h11