Você está aqui

Desmistificar a indústria 4.0 e mostrar que seu uso, por meio de tecnologias digitais, pode aumentar a produtividade das empresas foram as principais mensagens do evento Desvendar 4.0, promovido pelo Senai e realizado no final da tarde desta quarta-feira simultaneamente em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, o Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, em São Leopoldo, e o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul, receberam o evento. “O Senai está preparado com pessoas, profissionais, metodologias e tecnologias para apoiar a empresa dentro deste cenário para que ela possa fazer a conversão e aumentar assim a sua competitividade”, afirmou o diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein. Ele explicou que a instituição disponibiliza gratuitamente na plataforma www.senai40.com.br um diagnóstico em que ela pode ver em que estágio da implementação da  indústria 4.0 ela se encontra. “A partir daí entramos em contato e ajudamos a montar um plano de ação para ela prosseguir neste caminho”, disse. O diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, apresentou as oportunidades e ferramentas de gestão que a instituição oferece. 

Em São Leopoldo, foram relatados cases de empresas de vários portes mostrando que as tecnologias digitais são acessíveis, com baixo investimento e podem trazer ganhos relevantes Ariberto Wagner, sócio da Metalsinos, de Araricá, contou que o Senai fez um diagnóstico de eficiência na empresa que gerou uma redução de 40% no custo da energia elétrica. O analista de Sistema de Produção Bruning, Giovani Locatelli, contou que com o conhecimento do Senai houve uma melhoria nas ferramentas de trabalho. “Com o software  pudemos identificar e comprovar melhorias para chegarmos na produtividade ideal. E o trabalho poderá ser levado também para outras células da empresa”, destacou.

Na Grendene, segundo supervisor de operações de engenharia da Grendene, Rodrigo Calloni, o Senai foi parceiro no projeto de Simulação de Eventos Discretos. “O Senai capacitou uma equipe da empresa e acompanhou o desenvolvimento do trabalho e a implementação. Hoje, com a solução rodando, já temos ganhos com base no que vimos na simulação. Tivemos um aumento de eficiência em torno de 25%”, relatou. Daniel Cantarelli, gerente de Engenharia de Manufatura da AGCO do Brasil, salientou que o Senai ajudou no uso das tecnologias que a empresa já tinha. “O Senai nos dá suporte técnico, capacitando engenheiros na planta para usar as tecnologias da melhor forma possível, no sentido de melhorar a eficiência, a qualidade, a produtividade e até a segurança”, observou.

O evento é mais um passo que o Senai está dando para apoiar e conduzir as indústrias para esta nova revolução industrial. Além da plataforma Senai 4.0, conta com possibilidades de investimentos de recursos em inovação como o Edital de Inovação e os projetos Embrapii.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 13 de Setembro de 2018 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat