Você está aqui

Senai promove curso de informática para deficientes visuais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), integrante do Sistema FIERGS, está desenvolvendo, em parceria com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs) curso de informática para pessoas com deficiência visual nas modalidades de iniciação profissional com carga horária de 156 horas e aperfeiçoamento profissional,com 60 horas, na sede da Acergs. A iniciativa faz parte do Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI).

O curso, que conta com 16 alunos de Porto Alegre, possibilita, por meio do software Virtual Vision, o uso com autonomia do Windows, o Office, o Internet Explorer, o Lótus Notes e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por sintetizador de voz. O software executa uma varredura nos programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação em menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo. A navegação é realizada com um teclado comum, e o som é emitido através de placa de som presente no computador.

As aulas de Informática na modalidade de iniciação profissional iniciaram no dia 2 de julho e na modalidade de aperfeiçoamento profissional começam em 10 de julho. Cada turma tem oito alunos.

Publicado quarta-feira, 4 de Julho de 2012 - 0h00