Você está aqui

Senai promove curso de Informática para deficientes visuais em Bento Gonçalves

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) está desenvolvendo um curso de informática para deficientes visuais, atendendo a demanda de ações de qualificação, requalificação e aperfeiçoamento social e profissional no âmbito do Plano Territorial de Qualificação − PlanTeQ 2009.

Uma ferramenta está abrindo um novo mundo para 11 deficientes visuais de Bento Gonçalves. O curso permite a inclusão de pessoas com esta deficiência na sociedade digital e a possibilidade de colocação no mercado trabalho, garantindo o princípio da eqüidade, ou seja, a oportunidade a todos com respeito às diferenças. Eles podem conhecer e trabalhar com Word, Excel e Internet Explorer.

O software possibilita a pessoa com deficiência visual utilizar com autonomia o Windows, o Office, o Internet Explorer, o Lotus Notes e outros aplicativos, através da leitura dos menus e telas desses programas por sintetizador de voz.

O Virtual Vision executa uma varredura nos programas em busca de informações que podem ser lidas para o usuário, possibilitando a navegação em menus, telas e textos presentes em praticamente qualquer aplicativo. A execução é realizada por meio de um teclado comum, e o som é emitido através de placa de som presente no computador.

Esta ação é resultado da parceria estabelecida entre o Senai-RS e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social − FGTAS, com recursos oriundos do FAT − Fundo de Amparo ao Trabalhador. Serão capacitados 11 alunos com deficiência. O curso, de 200 horas, encerra em 27 de abril de 2009.

Publicado quinta-feira, 9 de Abril de 2009 - 0h00