Você está aqui

Senai quer alcançar 250 mil matrículas

A implantação dos dois institutos de inovação e dos seis institutos de tecnologia promete fazer o ano do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) ser muito intenso no Rio Grande do Sul. “Este será um período de grande atividade para o Senai-RS. Projeto iniciado ainda em 2012 , que envolve mais de R$ 170 milhões, chega a 2015 com um percentual de realização muito significativo. Essa parceria que envolve o Senai-RS, o departamento nacional e o BNDES propicia que a estrutura existente no Rio Grande do Sul não apenas se mantenha atualizada tecnologicamente, como permite avanços consideráveis em nossos projetos”, explica o diretor-regional do Senai-RS, José Zortéa.
 
O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros já está inclusive credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o que lhe habilita a receber recursos para prospectar e executar projetos em parceria com empresas. “Essa iniciativa coloca à  disposição da indústria brasileira um enorme manancial tecnológico e de formação profissional como apoio indispensável ao desenvolvimento industrial e principalmente à melhoria da produtividade das nossas empresas”, lembra Zortéa. Além disso, o Senai-RS segue a renovação, ampliação, modernização e adequação de sua estrutura, com a inauguração de novas escolas e aquisição de equipamentos e unidades móveis. Em 2014 foram inauguradas oficialmente as unidades de Erechim, Igrejinha, São Sebastião do Caí e Horizontina e para 2015 novos espaços serão abertos.  
 
Neste sentido, o diretor-regional projeta 250 mil matrículas no próximo ano, em todas as ofertas de cursos. Este ano foram 222 mil, sendo 42,2 mil somente de Pronatec. Neste sentido, o Programa Senai de Educação a Distância deverá ter destaque, expandindo os números de matrículas. Os serviços técnicos e tecnológicos registraram 10,03 mil atendimentos para quase 6 mil empresas e 175,6 mil horas trabalhadas. Para este ano, a meta é 12 mil atendimentos, 6 mil indústrias e 220 mil horas trabalhadas.
 
O Worldskills 2015 também mobilizará muito da instituição. O evento será realizado no Anhembi, em São Paulo, no mês de agosto e o Senai gaúcho está envolvido não apenas com a participação de alunos do Estado, mas com toda a realização do evento, que reunirá cerca de 1,2 mil competidores do mundo todo. Já durante 2014 foram escolhidos os competidores Top One: os dois Estados que tiveram melhor pontuação nas últimas Olimpíadas do Conhecimento e Worldskills classificaram seus campeões estaduais. Estes tiveram o acréscimo do vencedor de cada modalidade na Olimpíada do Conhecimento Nacional, que foi realizada em setembro, em Belo Horizonte. Estes três competidores iniciam os simulados em janeiro e até maio saberão quem representará o Brasil em 2015. O Rio Grande do Sul tem competidores em seis modalidades: Mecatrônica, Manufatura Integrada, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Design Gráfico e Instalação Hidáulica e a Gás, Tecnologia de Midia Impressa. 
 
A delegação do Rio Grande do Sul conquistou sete medalhas na Olimpíada do Conhecimento 2014. Mais uma vez o ouro foi da dupla da Mecatrônica, de Caxias do Sul, do Senai-RS. Fernando Frosi e Matheus Zucolotto agora se juntam às duas duplas de Top One para disputar quem representará o Brasil no Worldskills 2015.  A dupla também foi escolhida como os melhores competidores do Estado. Roger Nobre (Marcenaria) e Aryane Machado (Desig Gráfico) ganharam medalha de prata, juntamente com Luana Leite (Estética e Bem-Estar), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O bronze foi para Thomás Perotto (Tecnologia de Mídia Impressa), Rafael Schmidt (Construção de Moldes) e Mateus Rech (Aplicação de Revestimentos Cerâmicos), além de 15 certificações de excelência. A cerimônia premiou 58 ocupações. 
 
O Senai-RS também obteve destaque em premiações de projetos de alunos. Foram 14 no total. Dois no Inova Senai, realizado paralelamente à  Olimpíada do Conhecimento, seis na Feira de Ciências e Tecnologias da Educação Profissional (Fecitep), em Porto Alegre,  três na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologias na Faculdade dos Guararapes (PE) – Fenecit, além do Prêmio Pesquisador Gaúcho, na categoria Técnico Pesquisador, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs),  Mostratec da Fundação Escola Técnica Liberato Salzado e da XVII Mostra de Iniciação Científica  e VII Mostra de Extensão e Ensino da Ulbra em Cachoeira do Sul.
 
Outras ações do Senai também se destacam como a assinatura de projeto de cooperação internacional com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (para área naval) e de entendimento com instituições do Canadá, Portugal e França. A participação do Rio Grande do Sul no Edital de Inovação também merece ser realçada: dos 203 projetos apresentados, 27 foram do Estado. Além disso, a Agência de Educação Profissional (AEP) Senai de Alegrete recebeu medalha de bronze no Prêmio Qualidade RS, enquanto ao Centro Tecnológico de Polímeros Senai coube a distinção Rumo à Inovação. O Comitê Setorial Senai foi reconhecido como Comitê Destaque do PGQP pela nova vez consecutiva.
 
Publicado Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014 - 11h11