Você está aqui

 
O Senai-RS vai ajudar 330 indústrias a aumentar sua produtividade em 20%. Trata-se do Programa Brasil Mais Produtivo, coordenador pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com parceria do Senai, a Apex-Brasil, a
 
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae e BNDES. Baseado no conceito da Lean Manufacturing, o programa é desenvolvido por meio de consultoria conjunta da CNI e técnicos do Senai, com modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. O conceito baseia-se na redução de sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Em todo o Brasil, serão atendidas 3 mil indústrias entre 2016 e 2017.   
 
Os resultados do 2º Ciclo Piloto nas empresas Gedore e JGB foram apresentados na quinta-feira (7), em evento no Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística (foto). Nesta etapa foram selecionadas empresas do RS, SC, PR, MG e BA, fornecedoras de bens para a cadeia de petróleo, gás e naval (P&G), especificamente para a atividade Subsea (exploração marítima) e/ou Naval.
 
No primeiro ciclo, em 2014, gerou um retorno financeiro entre oito e 108 vezes o valor (R$ 18 mil) investido pelas indústrias. Entre outros resultados, foram registrados 42% de aumento médio de produtividade; 41% de ganho em qualidade do processo produtivo e 21% de redução de custo de produção.
Na prática, ao final das 120 horas de consultoria é esperado que a empresa aumente em, pelo menos, 20% sua produtividade. Para a avaliação dos resultados, serão utilizados quatro indicadores: 
- Capacidade Produtiva: o aumento da quantidade de unidades produzidas em um espaço de tempo;
- Movimentação: a diferença entre o tempo de movimentação antes e depois do programa;
- Qualidade: a diferença entre o retrabalho antes e depois do programa;
- Retorno financeiro: a diferença entre o retorno financeiro e o que foi investido no programa.
 
As empresas interessadas devem entrar na página do Brasil Mais Produtivo​ e completar o cadastro. Com base nas informações, o Senai entrará em contato com as empresas inscritas.
 
Podem participar do programa as indústrias manufatureiras de pequeno e médio porte, que tenham entre 11 e 200 empregados e, preferencialmente, que estejam inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APL). Na primeira fase do programa, os setores elegíveis são: metalmecânico, vestuário e calçados, moveleiro e de alimentos e bebidas. Elas serão atendidas em todo o Brasil por 400 consultores dos Institutos Senai de Tecnologia e pelas unidades do Senai nos Estados.
 
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
 
Publicado sexta-feira, 8 de Abril de 2016 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat