Você está aqui

Senai-RS já atende os grandes projetos do Estado

Continuar o atendimento aos grandes projetos que estão em execução no Estado como os do setor naval na Metade Sul do Estado e o combustível verde no Pólo Petroquímico é um dos objetivos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) para 2010. "Também vamos manter o nível de investimento para adequada atualização tecnológica da instituição e o atendimento às demandas industriais especialmente dos setores exportadores gaúchos", afirma o diretor regional do Senai, José Zortéa. A previsão para o próximo ano é de 161.100 mil matrículas, além de 15.680 atendimentos em serviços técnicos e tecnológicos e 121.150 horas técnicas em STT.

Educação Profissional

Em 2009, foram 151.400 matrículas, seis novos cursos técnicos foram aprovados e implementados, assim como sete comitês setoriais. Ações como o Programa Trainee Docentes, a implementação do piloto do Portal Acadêmico, e a elaboração dos projetos do Núcleo de Recursos Didáticos e de Atendimento à Área de Segurança do Trabalho, foram destacados no último ano. A parceria com o Senai Nacional na implantação do Projeto Centro de Formação Profissional em Porto Príncipe no Haiti, contemplando a reforma de uma escola, aquisição de equipamentos, máquinas e ferramentas, instrumentos e mobiliário para oficinas foi outro ponto importante de 2009. Além dessas, o ambiente virtual (Senai Web Cursos) que visa facilitar a aprendizagem, e os cursos de competências transversais mereceram atenção especial.

A Olimpíada do Conhecimento Senai, fase estadual, reuniu quase 200 alunos divididos em 39 ocupações. Pela primeira vez a competição foi realizada em várias cidades simultaneamente. Os vencedores estão classificados para a fase nacional, em 2010, no Rio de Janeiro. No Torneio Internacional de Formação Profissional (Worldskills 2009) dois gaúchos levaram medalha de prata (Aplicação de Revestimento Cerâmico e Joalheria), ajudando o Brasil a obter o terceiro lugar no quadro geral de medalhas.

Serviços Técnicos e Tecnológicos

Em 2009, desenvolveram-se 13.700 atendimentos e 105 mil horas técnicas.Também, no ano, Organismo Certificador de Produtos (OCP) Senai recebeu acreditação do Inmetro, tendo como primeiro produto do seu escopo o "Pino-rei para Veículo Rodoviário Destinado ao Transporte de Cargas e Produtos Perigosos". O Senai-RS Certificação, primeiro OCP da instituição, está sediado em Caxias do Sul junto ao Centro Tecnológico Automotivo. Sua criação foi realizada através de projeto incentivado pelo Departamento Nacional do Senai. Nesta área ainda merece destaque o segundo lugar do Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo) no Prêmio Finep de Inovação como Instituição de Ciência e Tecnologia. Através de parcerias do CT do Calçado Senai e as empresas Radesi, Ricarelly e Paulina, por meio do edital Sebrae/Finep, tendo o IEL-RS como proponente, foi produzido o calçado ecológico.

Como perspectivas para 2010, serão incrementadas ações de transferência de tecnologia à indústria, através de projetos de inovação tecnológica, desdobramento e processos da Diretriz Nacional de Propriedade Industrial e a ampliação do portefólio de serviços em design.

Qualidade 2009

Além da manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, o Senai-RS obteve uma medalha de bronze, cinco troféus bronze e um troféu prata no Prêmio Qualidade RS.

Rede de Atendimento

Este ano foram inauguradas as novas sedes da Escola de Construção Civil de Porto Alegre, e as unidades de Cachoeirinha e de Guaporé, além de lançada a Pedra Fundamental da Escola Eraldo Giacobbe, de Pelotas. Novas escolas móveis de Automação Industrial, Informática, Configuração Micros e Pedreiro e Assentamento Cerâmico foram abertas e outras reformuladas (Costura Industrial, Mecânica de Motos, Cabelereiro, Panificação e Eletricidade Predial). Em 2010, deverão ter nova sede seis unidades e ampliação e reformas em oito pontos.

Publicado sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2010 - 0h00