Você está aqui

Sesi-RS incentiva geração de novos artistas

Projeto-piloto iniciou em outubro para 143 crianças e adolescentes

Foi em clima de euforia que 143 crianças e adolescentes, entre 6 e 16 anos, apresentaram-se hoje, no Centro de Convenções do Sistema FIERGS, em Porto Alegre. Em alto e bom som, o repertório incluiu performances de jazz, flautas, danças contemporânea e clássica. O grupo faz parte do projeto-piloto Centro Sesi de Arte e Cultura, com pouco mais de dois meses de formação. A iniciativa promove à formação de um novo público e geração de artistas de música erudita, teatro, ópera e dança.

Por conta disso, a experiência artística contempla aulas de música viabilizadas Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Sul (Sesi-RS) por meio de parcerias com a empresa Jackwall, de Gravataí, e a Orquestra de Flauta Carlos Gomes, de Cachoerinha. Desde o dia 6 de outubro, oito professores revezam-se em igual número de turmas. Ministram aulas de percussão, violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo, canto coral, flauta doce e transversa. Workshops de circo, confecção de instrumentos musicais com material reciclado, teatro, cinema e dança complementam as atividades alternativas da iniciativa.

"Esta é uma oportunidade ímpar, um projeto de amor que proporciona um futuro maravilhoso para a descoberta de muitos talentos. Eu só tenho a agradecer", diz emocionada a agente administrativa aposentada da prefeitura de Cachoeirinha, Silvana Freitas Teixeira. Além do filho de 10 anos, ela tem duas enteadas participando da iniciativa e falou no evento representando todos os pais das crianças e adolescentes sobre o impacto da ação.

Para o próximo ano, já está confirmada a continuidade do projeto-piloto Centro Sesi de Arte e Cultura com as 143 crianças e adolescentes - provenientes de Cachoeirinha, Porto Alegre e Sapucaia do Sul - que apresentaram-se hoje. "Quero saudar os pais que entendem esta iniciativa e anunciar que vamos continuar investindo, abrindo novas vagas para este programa", afirmou o superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa.

Em fevereiro próximo, o projeto-piloto Centro Sesi de Arte e Cultura passará a contemplar os filhos dos trabalhadores industriais da Pirelli, em Gravataí. As inscrições serão para 70 vagas. A implementação da iniciativa também prevê a construção de uma torre anexa ao teatro do Sesi-RS.

O encerramento da primeira etapa do projeto também foi acompanhado pelo presidente do Conselho Consultivo do Sesi-RS e diretor da Jackwall, Francisco Oderich.

Publicado sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008 - 0h00