Você está aqui

Sesi-RS vacina mais de 200 mil trabalhadores da indústria contra a gripe

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS) vacinou 201,7 mil trabalhadores de 1.911 indústrias do Rio Grande do Sul e 60 de fora do Estado, além de 12 mil dependentes. O término da vacinação ocorreu na última semana de junho. O objetivo da iniciativa é promover a saúde e a qualidade de vida do trabalhador da indústria, reduzindo o afastamento do trabalho e contribuindo para o aumento da produtividade da indústria gaúcha.

A vacina disponibilizada é a trivalente, ou seja, uma única dose contra a Influenza Sazonal (gripe comum da estação) e Influenza - H1N1(Gripe A), conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada 2014 no Hemisfério Sul. A aplicação foi realizada entre março e junho e as indústrias tiveram orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina, além de um estudo completo que avaliará a redução dos casos de afastamento do trabalho por causa da doença, e se houve diminuição de custos por afastamentos pela doença.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e causa 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias. Este ano, até o momento, ocorreram dois óbitos no Rio Grande do Sul. Porém, em comparação com o ano passado o registro da gripe Influenza A caiu significativamente: 22 este ano e 349 no ano passado, conforme a Secretaria Estadual da Saúde.

Publicado quarta-feira, 16 de Julho de 2014 - 0h00